Evento anual organizado pela Companhia de Teatro de Almada com a colaboração da Câmara Municipal de Almada.
Em 2016 o público do Festival de Almada votou, para que regressasse este ano como Espectáculo de Honra, a peça que a norueguesa Juni Dahr realizou na Casa da Cerca com encenação de Hedda Gabler Tratava-se de uma montagem para 70 espetadores de cada vez, na qual o público é convidado a tomar assento na sala de estar da heroína de Ibsen. Este espetáculo de pequeno formato acaba por dar o mote para a 34.ª edição do Festival de Almada, que inclui um conjunto de oito espectáculos intimistas, com carreiras alargadas, que convidam o público para uma relação de especial proximidade com os actores.
Em relação às grandes produções internacionais, este ano o suíço Christoph Marthaler e o italiano Pippo Delbono encabeçam uma lista de 15 criadores oriundos de França, Noruega, Bélgica, Argentina, Roménia, Inglaterra, Israel, Itália, Suíça e Espanha, que se apresentam em 11 palcos de Almada e Lisboa (Teatro Nacional D. Maria II, Centro Cultural de Belém e Teatro Taborda).
O teatro português estará representado por 11 companhias (com cinco estreias), sendo de destacar um ciclo dedicado ao novíssimo teatro do nosso País.
O autor do cartaz desta edição é o artista plástico Jorge dos Reis.