Select Page

Filipe Branquinho

Narrar a cidade onde nasceu, vive e trabalha, conhecer as suas histórias no cruzar dos tempos, aqueles que a percorreram e a habitaram, aqueles que a construíram e constroem, está na génese do projeto fotográfico desenvolvido entre 2011 e 2015 por este fotógrafo moçambicano.

Afastando-se de um registo documental convencional ou de uma busca em fixar edifícios icónicos da cidade, Branquinho apresenta uma série de 24 fotografias ao longo da qual nos propõe uma viagem por espaços públicos e semipúblicos da cidade.

Filipe Branquinho nasceu em Maputo, Moçambique, em 1977, onde vive e trabalha. Tendo crescido durante a guerra civil, num ambiente intimamente ligado ao mundo do jornalismo e das artes, tornou-se particularmente envolvido no campo da fotografia através do contacto com alguns dos maiores nomes da fotografia moçambicana, como Ricardo Rangel, Kok Nam e José Cabral. Fotógrafo autodidata estudou arquitetura na Universidade Eduardo Mondlane em Maputo e na Universidade Estadual de Londrina, no Brasil.

Pontos de Interesse

Você não está aqui!

A Expo’ 98 aconteceu há 20 anos e, na altura, além de ter sido considerada a Melhor Exposição Mundial de sempre, representou uma das maiores transformações urbanas do País. São 78 fotografias a grande escala, distribuídas por sete núcleos expositivos,...

Joana Escoval

O trabalho da Joana Escoval encontra vários paralelos em diferentes culturas indígenas, como por exemplo na prática dos Índios Navajo da América do Norte. Numa estadia nos EUA a artista viajou até ao New Mexico para conhecer quem ainda deixasse aspirit trail nos...