Select Page

Filipe Branquinho

Narrar a cidade onde nasceu, vive e trabalha, conhecer as suas histórias no cruzar dos tempos, aqueles que a percorreram e a habitaram, aqueles que a construíram e constroem, está na génese do projeto fotográfico desenvolvido entre 2011 e 2015 por este fotógrafo moçambicano.

Afastando-se de um registo documental convencional ou de uma busca em fixar edifícios icónicos da cidade, Branquinho apresenta uma série de 24 fotografias ao longo da qual nos propõe uma viagem por espaços públicos e semipúblicos da cidade.

Filipe Branquinho nasceu em Maputo, Moçambique, em 1977, onde vive e trabalha. Tendo crescido durante a guerra civil, num ambiente intimamente ligado ao mundo do jornalismo e das artes, tornou-se particularmente envolvido no campo da fotografia através do contacto com alguns dos maiores nomes da fotografia moçambicana, como Ricardo Rangel, Kok Nam e José Cabral. Fotógrafo autodidata estudou arquitetura na Universidade Eduardo Mondlane em Maputo e na Universidade Estadual de Londrina, no Brasil.

Pontos de Interesse

Lisbon Coffee Fest

E, também às pessoas que querem aprender mais e mais sobre este tema, promovendo assim a cultura do café em Portugal. Durante o festival irá também decorrer ainda o 5º Concurso Nacional de Baristas responsável por eleger o representante de Portugal na final...

A Grande Vaga de Frio

(comORLANDO de Virginia Woolf)Os temas propostos por Virginia Woolf emOrlando têm sido bastante abordados no teatro e no cinema. Desde o filme de Sally Potter (1992) com Tilda Swinton, à encenação de Bob Wilson (1989 – 1993 – 1996) com Jutta Lampe, Isabelle Huppert,...