Select Page

Há Fogo! Há Fogo! Acudam, acudam!

Cidade antiga e populosa, Lisboa foi sempre sujeita a incêndios. Por isso, são já medievais as iniciativas para assegurar a prevenção e o combate dos sinistros enquanto atividade indispensável à cidade, ao seu património e ao bem-estar dos seus habitantes.

Detendo desde então a autoridade sobre a gestão deste serviço, o município de Lisboa não mais deixou de a exercer. Mas, é com a aquisição das primeiras bombas hidráulicas transportadas por homens que se inaugura a aventura das prodigiosas máquinas de extinção de incêndios e salvamento de pessoas e se progride no sentido de uma organização cada vez mais especializada.

Com balizas temporais que vão dos finais do século XVIII a inícios do século XX, esta exposição, reúne algumas dessas máquinas e outros objetos, para contar a história da evolução tecnológica na prestação do socorro a Lisboa.

São peças que pertencem às coleções do Museu do Regimento de Sapadores Bombeiros da Câmara Municipal de Lisboa, com forte valor identitário para os bombeiros, e com grande valor patrimonial para a cidade de Lisboa, sendo a sua salvaguarda e divulgação da maior importância.

Local: Museu Nacional dos Coches

Pontos de Interesse

As Centenárias

No longínquo sertão brasileiro, duas mulheres carpideiras cantam incelenças para conduzir os que morrem, suavemente, para o outro” lado da vida” enquanto fazem tudo neste mundo para permanecer vivas. A habitual relação de pesquisa no universo da lusofonia leva o...

Visita guiada ao Lugar de São Paulo

Conheça as ruas, os espaços, as casas e as gentes de um lugar, cuja herança de séculos passados convive harmoniosamente com a dinâmica de um lugar, hoje, em crescimento. Hora 15h00. Público Alvo Público em geral. Organização Fundação Portuguesa das Comunicações...