Select Page

Humberto Marçal

Com o título O Poema do Mar (inspirado num verso doBateau Ivre de Artur Rimbaud), esta exposição de gravuras de Humberto Marçal apresenta duas novas edições de gravura do CPS, “Naufrágio” e “Alvorada” e outras dez gravuras, provas únicas (realizadas a partir das matrizes que originaram as duas novas edições), com variações cromáticas e intervenção direta do artista. As matrizes concebidas utilizaram as técnicas da água-forte e água-tinta.

Mestre Humberto Marçal responsável pela área de gravura e de litografia artísticas do Centro Português de Serigrafia, com amplo curriculum no plano nacional e internacional, tem desenvolvido ao longo de várias décadas, uma das mais originais expressões da gravura portuguesa contemporânea. No seu percurso incluem-se estágios de litografia em Paris e Barcelona e a frequência das Academias Reais de Belas Artes de Bruxelas e de Liège. Dedicou-se ainda a ações de formação, orientando diversos cursos. Participou em numerosas exposições individuais e coletivas e as suas gravuras foram editadas por prestigiadas entidades, estando incluídas em importantes coleções públicas e privadas.

Todos estes aspetos, acompanhados por uma grande sensibilidade, se refletem nos presentes trabalhos onde uma vez mais se afirma uma imagem da natureza capaz de envolver na sua esfera o humano. O conteúdo poético do conjunto é acentuado por títulos como: “Repleto de Sombras”, “Extensão de Luz”, “Aurora entre Sombras e Sonhos”, “Poema de um Tempo Longínquo”, “Amanhecer no Horizonte” ou “Visitação do Esplendor”.

Local:

Centro Português de Serigrafia – CCB

Centro Cultural de Belém, Loja 7

Pontos de Interesse

Clube de Leitura Jane Austen | com Eva Sousa

Eva Sousa, uma mulher dedicada às ciências, vem orientar o Clube de Leitura Jane Austen, famosa escritora inglesa do século XIX, que a própria conhece em profundidade, tendo já feito o roteiro das suas personagens.Programa 201716 março | Orgulho e Preconceito20 abril...

PENDENÇA SEM MERCÊ DE QUERER BEBER SEM TER O QUÊ

Um espetáculo criado a partir da vontade de retomar a encenação de Pranto de Maria Parda, de Gil Vicente, estreada pelo Teatro Língua em 2009. Partindo desse trabalho como referência inicial para o projeto, “interessou-nos agora criar um espetáculo que incluísse...

Abril em Lisboa

Comemoração do 25 de Abril – A Revolução dos Cravos.Programa de animação em espaço público.+info