Select Page

IMAGEM PARADOXAL: Francisco Afonso Chaves (1857-1926). Parte II

Francisco Afonso Chaves nasceu nos Açores e o seu trabalho científico e fotográfico é muito pouco conhecido dos portugueses. No entanto, quer numa quer noutra vertente, Afonso Chaves foi nacional e internacionalmente reconhecido.

Dedicou toda a sua vida ao estudo da natureza, em múltiplas áreas, como as ciências naturais, a vulcanologia, a sismologia e a meteorologia. Esteve na base da criação do sistema meteorológico português. Interessou-se por museus e teve um papel crucial na criação do Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada. Em todas estas áreas, o papel da fotografia – principalmente a fotografia estereoscópica – foi fundamental.

São as magníficas fotografias científicas e de divulgação de Francisco Afonso Chaves que estão na base da exposição, a segunda de uma trilogia que teve início no Museu Nacional de Arte Contemporânea/Museu do Chiado e que se concluirá com uma terceira exposição no Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada.

Pontos de Interesse

A Brincar construímos o Passado

O artista plástico Luís Nobre conduz a visita-oficina A Brincar construímos o Passado, dirigida a crianças entre os seis e os doze anos. Esta atividade pretende dar a conhecer, de forma participativa e divertida, a capela de S. João Baptista da Igreja de São Roque e...

A Vida como Ela é

Agora retomado num conjunto alargado de cinco histórias e num elenco de três atrizes – Ana Palma, Inês Lago e Teresa Vaz – o espetáculo da Garagem A Vida como ela aprofunda a obsessão de Nelson Rodrigues por triangulações pícaras, eivadas de um erotismo...