Select Page

IMAGEM PARADOXAL: Francisco Afonso Chaves (1857-1926). Parte II

Francisco Afonso Chaves nasceu nos Açores e o seu trabalho científico e fotográfico é muito pouco conhecido dos portugueses. No entanto, quer numa quer noutra vertente, Afonso Chaves foi nacional e internacionalmente reconhecido.

Dedicou toda a sua vida ao estudo da natureza, em múltiplas áreas, como as ciências naturais, a vulcanologia, a sismologia e a meteorologia. Esteve na base da criação do sistema meteorológico português. Interessou-se por museus e teve um papel crucial na criação do Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada. Em todas estas áreas, o papel da fotografia – principalmente a fotografia estereoscópica – foi fundamental.

São as magníficas fotografias científicas e de divulgação de Francisco Afonso Chaves que estão na base da exposição, a segunda de uma trilogia que teve início no Museu Nacional de Arte Contemporânea/Museu do Chiado e que se concluirá com uma terceira exposição no Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada.

Pontos de Interesse

DESCOBRE A CIÊNCIA DA ÁGUA

Aventurem-se numa fantástica viagem pela história dos Descobrimentos seguida de um original ateliê de experiências com água! Este é o programa para famílias do World of Discoveries disponível durante as férias de Natal. A diversão está garantida na companhia de novos...

Workshop de dança

Proposta de danças: cha-cha-cha, bachata, valsa inglesa, valsa vienense, rumba, polca, coreografias em círculo, em que os intervenientes vão rodando e trocando sucessivamente de pares.

João Simões

A exposição que João Simões (Luanda, 1971) apresenta marca o seu regresso ao circuito expositivo português depois de quase duas décadas de périplo internacional. Ao contrário do que se poderia esperar, contudo, não se trata aqui de um regresso apoteótico. Esta não é a...