“alheava_a criação do mar” de Manuel Santos Maia
Curadoria de Baltazar Torres
INAUGURA ESTA QUINTA-FEIRA, 28 Set, 17h30,
Sala de Exposições da Escola das Artes
Universidade Católica do Porto
::
“alheava_a criação do mar”
O projecto “alheava”, de Manuel Santos Maia, iniciou-se em 1999 e é constituído por dois momentos. O primeiro foi apresentado em diversos espaços expositivos nacionais e internacionais até 2014 e contemplou diversas práticas artísticas como som, vídeo, fotografia, performance, instalação, intervenção no espaço público, pintura e escultura. A segunda fase surge no momento em que Maia retorna, em 2014, após quase 40 anos de aus��ncia, a Moçambique, ao país e lugar onde nasceu. Uma viagem realizada após uma década e meia de pesquisa e partilha pública de memórias e reflexões. No primeiro momento do projecto “alheava”, Manuel Santos Maia parte da memória individual e familiar para abordar o alheamento de Portugal face ao passado colonial e pós-colonial. Na presente exposição, ” alheava _ a criação do mar”, Quarta exposição do segundo momento, o artista retorna à Ilha de Moçambique, a um dos lugares da sua/nossa memória, a um dos lugares e espaços anteriormente inscritos, para (re)pensar a ligação entre Portugal e África.
No seu processo criativo Manuel Santos Maia cruza a noção de documento com a experiência individual, para alcançar uma espécie de “memorabilia” colectiva, enquanto espelho antropológico que nos liga a todos pelo filtro de uma “intimidade documentada”.
::
Manuel Santos Maia
nasceu em Nampula, Moçambique, em 1970. Vive e trabalha no Porto.
Licenciado em Artes Plásticas – Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Doutorando no Doutoramento em Artes Plásticas e Artes Visuais “Modos de Conhecimento na Prática Artística Contemporânea” pela Universidade de Vigo.
Expõe regularmente desde 1999.
Em 1999 concebe projecto “alheava” que tem vindo a apresentar até ao presente ano. Contemplando diversas práticas artísticas, como a instalação, a fotografia, a pintura, o vídeo, a performance, o teatro e o som, as várias mostras têm sido apresentadas em diferentes países como Inglaterra, França, Estados Unidos da América, Bélgica, Espanha, Noruega, Macau e Argélia e em diversas cidades nacionais como Porto, Lisboa, Coimbra, Lagos, Oeiras, Guimarães, Braga, Tomar, Cascais, entre outras.
Patente até 17 Novembro 2017,
de segunda-feira a sexta-feira, das 14h às 18h30
ENTRADA LIVRE
Escola das Artes
Universidade Católica Portuguesa | Porto
Rua de Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto, Portugal
Tel.: +351 226196275 / 22 619 6200
Email: mdinis@porto.ucp.pt
https://www.facebook.com/EscoladasArtesSomeImagemUCP/