Museu do Sabugal | 25 de janeiro | 15 horas
Esta sexta-feira, pelas 15 horas, na sala de exposições temporárias do Museu do Sabugal, vai ser inaugurada aexposição de artes plásticas ‘Pertencer’, da autoria de Beatriz Dias Rodrigues.
Beatriz Rodrigues apresenta nesta exposição uma seleção de algumas das suas obras artísticas. O trabalho que tem vindo a desenvolver é fruto de uma longa pesquisa pessoal, precipitada pelo falecimento da sua avó materna, e desenvolve-se a partir do conceito da memória, da redescoberta de laços familiares, em especial com os antepassados.
“Algumas obras refletem hábitos e vivências próprias da ruralidade, explorando a relação das pessoas com os objetos e o seu meio, contrapondo o atual despojamento numa cultura de carácter consumista e à gradual perda de identidade (pelo afastamento das nossas raízes progressivamente diluídas na memória coletiva). Vestígios de um fio agrícola azul que está um pouco por todo o lado nas aldeias e nos campos, concentra em si as memórias dos antepassados, das suas ações visíveis no seu desgaste e na sua forma guardada ao longo do tempo. Hoje também eu deixo os meus vestígios e perpetuo esta marca da vivência rural, nas minhas interações com a natureza e a paisagem que são uma contínua fonte de inspiração e sabedoria”.
As técnicas utilizadas são variadas: desenhos, aguarelas, fotografias, pinturas, dactilografias, técnicas mistas.(mais…)
Beatriz Dias Rodrigues, filha de pais emigrantes, nasceu em Paris, em 1979. Licenciou-se em Educação Visual e Tecnológica na Escola Superior de Educação de Coimbra, 1997 – 2001. Os últimos anos foram essencialmente passados em Lisboa, onde lecionou na escola pública e desenvolveu trabalho em diversas áreas: artes plásticas, tatuagem, música, figurinismo/costura. Neste momento reside no Espinhal/Águas-Belas (terra dos seus avós maternos) e, multifacetada como sempre foi, dedica-se à apicultura, jardinagem selvagem/escultura de natureza e abriu recentemente um atelier de artes no Sabugal, onde continua a desenvolver o seu trabalho artístico em várias valências, dando aulas, dinamizando workshops próprios e em parcerias.
Com entrada livre, a exposição pode ser visitada até ao dia 5 de março, de segunda-feira a domingo, das 09h30 às 13 horas e das 14 horas às 17h30.