“Reinventando os arquivos no século XXI” é o tema das Jornadas Ibero-Americanas de Arquivos Municipais, promovidas pelo Arquivo Municipal de Lisboa, nos dias 1, 2 e 3 de junho de 2016, na Fundação Calouste Gulbenkian. A iniciativa integra as comemorações do Dia Internacional dos Arquivos, celebrado a 9 de Junho e tem por objetivo promover a partilha de experiências entre as várias instituições congéneres e o mundo académico.
Os arquivos contemporâneos há muito que deixaram de ser espaços fechados, abrindo-se a toda a sociedade. A sua função estratégica e transversal dentro das organizações, cria novos desafios que os profissionais e as instituições têm de enfrentar, e sobre os quais importa refletir de forma global. Partindo destes pressupostos, e preparando um debate em torno destas questões, as Jornadas Ibero-Americanas contam com a participação de 16 instituições representadas por peritos portugueses, espanhóis e da América Latina com trabalho de relevo na área dos Arquivos.
Com entrada livre, estes três dias de jornadas são um convite aberto aos profissionais das ciências da informação e a todos aqueles que se interessam pela temática e pelos novos desafios a enfrentar.
A iniciativa tem inscrição obrigatória até ao próximo dia 22 de maio, sujeita a confirmação e condicionada à lotação da sala.
Da Comissão de Honra do evento fazem parte o presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian, Artur Santos Silva, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, o diretor-geral da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Silvestre de Almeida Lacerda, e a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Catarina Vaz Pinto.