Select Page

José de Almada Negreiros: Uma maneira de ser moderno

Almada Negreiros, autor profuso e diversificado, pôs em prática a conceção do artista moderno, desdobrado por múltiplos ofícios e autodidata, não tendo frequentado qualquer escola de ensino artístico.

Toda a arte, nas suas várias formas, seria, para Almada Negreiros, uma parte do «espetáculo» que o artista teria por missão apresentar perante o público, fazendo de cada obra, gesto ou atitude um meio de dar a ver uma ideia total de modernidade, tornando-se uma figura ímpar no panorama artístico português do século XX enquanto artista multidisciplinar.

Esta exposição antológica apresenta um conjunto de obras que reflete a condição complexa, experimental, contraditória e híbrida de um artista que catalisa a vanguarda e atravessa todo o século XX.

A pintura e o desenho mostram-se em estreita ligação com os trabalhos que fez em colaboração com arquitetos, escritores, editores, músicos, cenógrafos ou encenadores. Juntam-se ainda obras e estudos inéditos que darão a conhecer diferentes facetas do processo de trabalho artístico de José de Almada Negreiros.

Pontos de Interesse

CARTAS DO NOVO MUNDO” | Teatro

Venha participar numa viagem no tempo, nesta peça de teatro realizada nas Reservas Visitáveis do Museu Nacional de Etnologia dedicadas às coleções de alguns povos indígenas da América do Sul.Baseado nas primeiras descrições das terras do Brasil, realizadas em 1500, o...