Select Page

Mini mercado

À medida que as crianças vão crescendo, cresce também a quantidade de roupa que já não usam, sapatos que já não servem, brinquedos que já não querem, livros que leram, sabendo-os de cor e salteado.

O que é?

O minimercado é um mercado de trocas de e para crianças. Trata-se de uma feira, dedicada aos mais pequenos, que pretende ajustar as necessidades das famílias potenciando o PODER DA TROCA, em detrimento do poder de compra.

Deste modo, procura-se potenciar nas famílias e nas crianças o desapego de bens materiais, promovendo o comércio de trocas no sentido da autogestão da comunidade. Proporcionando também aos participantes uma excelente oportunidade de esvaziar sótãos ou garagens que se transformaram em arrecadações.

Propõe uma reflexão sobre a necessidade do tempo para o ‘brincar livre’, em oposição ao consumismo e à publicidade voltada ao público infantil: por meio de trocas e brincadeiras, o encontro demonstra na prática a importância do desapego aos bens materiais, da experimentação de novas brincadeiras ao ar livre, possibilitando a aproximação das crianças com a natureza.

Das 10h às 17H, as famílias vão poder montar a sua “banca” e colocar à disposição os artigos em desuso e trocá-los por outros mais atrativos ou necessários, ou vendê-los a um preço simbólico. Durante o dia serão realizadas visitas ao Museu e ateliês, orientados pelo serviço educativo.

Programação complementar:

A programação complementar do minimercado integra atividades para famílias orientadas pelo serviço educativo, tais como:

12H. Visita especial ao Museu;
15H Visita à exposição de trabalhos dos inscritos no curso artístico “Aprender com Arte”, sob o tema “Dizer o indizível”. A exposição está patente no auditório do Espaço Irene Vilar.

Ateliês:

MANHÃ E TARDE
11h00 e 15H00
“Ensaca a tua t-shirt”
Áreas: Costura criativa; reutilização de t-shirts
“Fitas para pais e filhos”
Áreas: Construção de swingpoi com tecido e papel

Como funciona:
As famílias interessadas podem inscrever-se todo o dia, ou num dos tempos: manhã (10H-13H) ou tarde (14H-17H).

As crianças (acompanhadas por um adulto) vão poder montar a sua “banca” e colocar à disposição os artigos em desuso e trocá-los por outros mais atrativos/necessários.

Artigos infantis como brinquedos, roupas, calçado e livros, entre outros, são bem vindos neste mercado. É fundamental que os livros e brinquedos levados estejam em bom estado e que não haja interferência de adultos na negociação entre as crianças, sem jamais mencionar o valor monetário, uma vez que o que importa é o valor lúdico e o potencial de uso do “novo” brinquedo e não o seu custo no mercado, valorizando sim o conceito de que trocar é mais divertido que comprar.

Para a inscrição no minimercado é necessário:
Nome completo do adulto acompanhante, proveniência, assim como contacto telefónico;
Nome da(s) criança(s) e idade.
Email: casadobosque@cm-matosinhos.pt
tel: 229392410

Local: Jardins do Museu da Quinta de Santiago
Data: 4 de junho, domingo

A ação é realizada mediante condições atmosféricas favoráveis à realização do evento.

Pontos de Interesse

Entombed AD | Toxik Attack

Não são os Nihilist, também não são os Entombed, mas são um conjunto de músicos talentosos, com Lars-Göran Petrov a berrar os temas que sempre bem berrou, tal como músicas mais recentes criadas por esta, bem sucedida, formação.Para começar bem a noite, teremos os...

A “pulga” vai ao Passeio Alegre

A edição de julho do Flea Market Porto vai realizar-se este sábado, no Jardim do Passeio Alegre, acentuando o carácter itinerante do evento. Em 2017, o “mercado da pulga” já passou pelo Campo Alegre, a Praça de Francisco Sá Carneiro, o Silo Auto, a Praça...