Select Page

Noruz, Festividades na Primavera

O Museu Calouste Gulbenkian vai organizar duas mostras em torno de peças-chave da sua coleção do Oriente Islâmico, genericamente designadas como Festejos de Ano Novo: Arte Islâmica no Museu Gulbenkian, com títulos distintos para cada uma delas: Noruz, Festividades na Primavera, que terá lugar de 16 de março a 3 de abril de 2017 em torno do tapete persa, e Eid, O fim do jejum, que decorrerá de 22 de junho a 17 de julho de 2017, e se centrará no tapete mogol.

A acompanhar cada um dos momentos celebrativos teremos uma mesa-redonda, cada uma moderada por Sussan Babaie, do Courthauld Institut de Londres, com o apoio do Goethe Institut de Lisboa. O título genérico será Arte Islâmica no Museu Hoje, com dois subtítulos: em 29 de março de 2017 teremosuma controvérsia? e em 29 de junho de 2017uma oportunidade?, com vários especialistas convidados.

Pontos de Interesse

Marina Bertolami

Partindo do conceito de diversidade cultural como um valor humano gerador de relações interpessoais entre pessoas de culturas, origens e religiões diferentes, a fotógrafa Marina Bertolami apresenta, pela primeira vez, um conjunto de fotografias feitas em Londres,...