Select Page

O MUNDO DE CHARLES E RAY EAMES

Charles e Ray Eames iniciaram a sua parceria em 1941 que durou toda uma vida. A singular colaboração entre ambos deu origem a um vasto corpo de trabalho pioneiro e influente no campo do design.

Este trabalho extraordinário teve como ponto focal o atelier Eames, em Venice, na Califórnia: um “laboratório” interdisciplinar, ativo durante quatro décadas, onde os Eames e os seus colaboradores investigaram e desenvolveram produtos, mobiliário, filmes, slideshows, design gráfico, projetos expositivos e arquitetónicos, bem como novos modelos pedagógicos. Movidos por ideais filosóficos que valorizavam o conhecimento, a descoberta e a disciplina, abraçavam o potencial da tecnologia e da ciência numa lógica de contribuição para o bem comum. Para eles, não havia separação entre vida e trabalho.

Esta exposição explora a variedade de mundos em que Charles e Ray Eames viveram e trabalharam, dos seus primeiros anos juntos desenvolvendo novos produtos no âmbito do esforço de guerra e a adaptação destas experiências para a fabricação de mobiliário no pós-guerra, até à sua casa, estúdio, e rede internacional de clientes e amigos. A exposição coloca lado a lado exemplos importantes dos objetos mais famosos do atelier Eames, assim como protótipos experimentais e trabalhos raramente vistos em filme, fotografia e arquitetura.

SALA: CENTRAL 1

Encerra às terças-feiras. 

HORÁRIO: 12H00 – 20H00

CURADORIA: CATHERINE INCE, LOTTE JOHNSON – BARBICAN CENTRE

Pontos de Interesse

Little Free Library

Celebrar o amor pelos livros, promover a sua partilha e despertar a criatividade e a imaginação são os principais objetivos daLittle Free Library, uma organização norte-americana de troca de livros gratuita que marca presença em mais de 70 países.Em Lisboa, estas...

Young Creators ‘17 | Robótica, tecnologia

Programa de formação em tecnologias emergentes onde a criatividade e inspiração nascem da ligação entre ciência, arte e tecnologia.Bio Hacking | Impressão 3D | Robótica e Programação | Textile HackingPúblico alvo: jovens dos 15 aos 25...