Sob o título “A Forma da Forma”, e dirigindo-se a uma audiência nacional e internacional, o objetivo da 4.ª edição da Trienal de Lisboa é estimular e aprofundar o debate em torno de um largo espetro de posições contemporâneas sobre a prática da arquitetura, ou seja, sobre a forma como o mundo se transforma. Os poderosos processos de urbanização que ganharam forma durante o século XX, concederam aos arquitetos material para construírem abordagens ideológicas retiradas diretamente da cidade e da sua acelerada transformação.
A exposição “O Mundo nos Nossos Olhos” incide sobre o espaço urbano e o título pode ser interpretado a vários níveis. Os curadores deste núcleo são Fabrizio Gallanti e Francisca Insulza que, em 2003, fundaram o FIG Projects como uma plataforma que promove iniciativas interdisciplinares e explora as fronteiras entre arquitetura, investigação urbana e artes visuais.
Para esta exposição, a dupla promove o debate entre formas de descrição e análise da condição urbana e territorial, no presente e no passado, e incide sobre dois aspetos desse olhar. O primeiro, faz uma retrospetiva de inquéritos recentes a várias realidades urbanas, comparando metodologias e resultados; e o segundo, concentra-se em cartografia e representações de fenómenos urbanos.
Baseados em descrição e análise, seguem dois objetivos: um, a operar dentro da arquitetura, procura informar o processo de projeto enquanto o segundo, procura ramificar-se para fora da disciplina e aspira a trazer outras audiências para a compreensão da cidade. As transformações da sua morfologia, as implicações das forças económicas, culturais ou políticas são alguns dos temas abordados.
Convocando uma extensa lista de participantes, com projetos oriundos de vários pontos do globo, como Damon Rich do Newark Planning Office, Rualab + MAS, Cohabitation Strategies, Cities Without Ground, MAP Office, Harvard School of Design, entre muitos outros.
Horário: 10h00 – 18h00. Terça-feira a domingo.
Bilhetes: 4€
Local: Garagem Sul – Centro Cultural de Belém