Em Setembro, fique a saber mais sobre as aves e os seus habitats na ObservaNatura, que durante três dias ocupa o Moinho de Maré da Mourisca no Estuário do Sado.
Esta feira é a única em Portugal dedicada ao Turismo ornitológico, uma modalidade de turismo de natureza focada na observação de aves, direta ou com recurso a binóculos ou telescópios de campo. O programa inclui palestras, workshops, minicursos, ateliês, sessões de anilhagem e passeios para observação de aves na Reserva Natural do Estuário do Sado, por terra e no rio. Nesta altura do ano podem-se avistar garças, colhereiros e flamingos, entre outras espécies que procuram esta área protegida.
Existe ainda a possibilidade de praticar um leque diversificado de atividades como escalada, coasteering, speedboat, caminhadas, batismo de mergulho, observação de golfinhos, stand up paddle, canoagem, passeios de barco ou desenho de campo. Ao todo serão mais de 50 iniciativas que terão lugar no Parque Natural da Arrábida, na Reserva Natural do Estuário do Sado, na Casa do Baía e em Tróia, estando disponíveis transfers gratuitos entre os diversos pontos onde decorrem as atividades, para as quais se recomenda reserva prévia.
Com entrada livre, a feira é organizada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF)/ Reserva Natural do Estuário do Sado e pela Tróia-Natura, tendo o apoio do Turismo de Portugal, da Câmara Municipal de Setúbal, da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, da Associação Baía de Setúbal e da Birds & Nature.