O trabalho de Pedro Valdez Cardoso parte de uma aproximação ao outro para se indagar a si mesmo. Neste processo, investigando a ideia de cultura e de distância, procura-se um espaço de confluência e miscigenação onde, mais que afirmar, se questiona. As esculturas que o autor constrói apresentam uma natureza híbrida, onde a justaposição de referências ancestrais e de origem tribal (como, por exemplo, a máscara ou o totem) se cruzam com referências urbanas, de um tempo presente (como, por exemplo, o grafitti e as artes decorativas).
Pedro Valdez Cardoso, Made in Bronx, 2011, cartão, napa, linha e tinta spray, 150 x 40 x 20 cm Num deliberado processo de justaposição, cruzando cultura popular e erudita, cultura de rua e de museu, cultura remota e contemporânea, o seu trabalho explora a natureza de algo que se reinventa no tempo e no espaço, no modo e no meio, e que, num registo de aculturação, encontra novas lógicas de funcionamento. Assim, ao congregar formas, materiais, períodos e usos distintos, Pedro Valdez Cardoso cria algo que questiona a distância, mas também a diferença.
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