Select Page

Pepe Brix

Duas dezenas de fotografias que ilustram uma memorável expedição de moto “Lisboa-Pequim-Lisboa” protagonizada, por Nuno Pires, Pedro Roque, Hélder Serôdio e Pepe Brix, o autor desta exposição fotográfica.

Estão, ainda, em destaque quatro filmes que testemunham a emocionante aventura e o itinerário único e inesquecível que foi percorrido, ao longo de 20 países, por este grupo de quatro amigos portugueses.

Recorde-se que, após percorrerem, em 60 dias, cerca de 30 mil quilómetros, em três motos, Nuno Pires, Pedro Roque, Hélder Serôdio e Pepe Brix terminaram, a 3 de Julho de 2015, esta inesquecível expedição, precisamente, no Casino Lisboa.

Segundo Pepe Brix: “Tudo nesta viagem nos mostrou sempre que é mais importante a viagem do que qualquer destino proposto. O caso mais evidente foi aquele em que ao chegarmos à fronteira entre o Quirguistão e a China, nos foi negada a passagem com as motos. As autoridades conduziram-nos até à cidade chinesa mais próxima da fronteira e tivemos de lá ficar durante quatro dias até percebermos que não havia alternativa alguma senão voltar atrás. Depois de voltarmos para o Quirguistão a televisão dava-nos a notícia: um atentado terrorista tinha ceifado a vida a dezenas de pessoas e outras tantas tinham sido presas na cidade de Kashgar. A cidade onde estaríamos no sábado do atentado se as autoridades nos tivessem deixado passar”.

“Perdemos de conta as vezes em que durante a viagem, acontecimentos inesperados nos conduziram para rumos significativamente diferentes. Por várias vezes tivemos de nos separar forçosamente e reencontrar mais à frente. Noutras situações fizemo-lo até por opção. Por vezes as viagens dentro da viagem têm mesmo que tomar tempo e espaços diferentes, para que se salvaguardem os elos mais profundos”, conclui.

O portfólio fotográfico, agora, exposto revela, assim, alguns dos momentos mais marcantes desta expedição que permitiu aos quatro motociclistas terem a oportunidade de conhecer outros povos, assimilando várias realidades sociais e diferenças culturais.

Pontos de Interesse

RUI INÁCIO

Os trabalhos que se apresentam nesta exposição (cujo título se apropria de um verso popular português publicado no compêndio de João Homem MachadoFolclore da Ilha do Pico [1990]), constituem-se por elementos da recente...

APQHOME

Os participantes terão a oportunidade de passar duas noites no museu, ocupando este espaço doméstico num programa que decorre entre 17 de maio e 30 de julho e que visa performatizar o quotidiano numa experiência total de fusão...