Percurso Medieval
Percorrer a pé as ruas e ruelas, becos e betesgas do centro histórico e descobrir como a cidade nasceu e foi crescendo ao longo dos séculos e as profundas marcas deixadas pelo terramoto de 1755. Este percurso permite aos alunos conhecerem a malha urbana, arquitetura e toponímia da cidade Medieval.
Percurso Lisboa Quinhentista
Procura dar a conhecer aos mais jovens as caraterísticas sociais económicas e culturais de um dos períodos históricos mais importantes, partindo de testemunhos arquitetónicos e artísticos espalhados pela cidade.
Nesta visita passaremos por vários edifícios religiosos e civis, com vestígios quinhentistas ou construídos durante esse período que vão servir para conversarmos sobre questões fundamentais da História de Portugal na época Moderna: os Descobrimentos, a Companhia de Jesus, as Misericórdias, a Arquitetura manuelina e renascentista, o urbanismo.
Percurso Pombalino
A reconstrução da Baixa Pombalina, orientada pelo Marquês de Pombal após o terramoto de 1755, é considerada a maior escola urbanística Portuguesa que Influenciou a construção de grande número de novas cidades, na África, na Ásia Oceânia e América.
Com este percurso os alunos irão conhecer a nova planificação da cidade, abordando a arquitetura religiosa com a revitalização de igrejas existentes, a arquitetura civil, que se denuncia pela volumetria, organização das fachadas e estrutura anti-sísmica designada por gaiola e as artes decorativas nomeadamente os estuques, as guardas das varandas com os seus ferros decorativos e os azulejos tipicamente pombalinos.