A Universidade do Porto vai organizar, entre os dias 23 a 30 de julho, o 12.º Campeonato Europeu Universitário de Futebol, competição que vai trazer ao Porto mais de meio milhar dos melhores futebolistas universitários do continente.
Com o apoio institucional dos três Municípios da Frente Atlântica do Porto, do Comité Olímpico, da Federação Portuguesa de Futebol e da Secretaria de Estado da Educação, o evento vai distribuir-se pelo novo sintético do Parque Desportivo de Ramalde (antigo INATEL), o Complexo Desportivo de Custóias, o Complexo Desportivo de Leça da Palmeira, o Estádio Rei Ramiro e o Estádio Municipal de Gaia, na Lavandeira.
Além de Portugal, também a Polónia e a Inglaterra se candidaram à realização do evento, acabando a escolha da European University Sports Association por recair na academia portuense.
O pontapé de saída do Europeu Universitário de Futebol é a 23 de julho. Em jogo vai estar a atual campeã europeia da modalidade, a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), que conquistou o título nos EUSA Games 2016, nas cidades croatas de Zagreb e Rijeka.