A tarde de 17 de junho traz o quarto ciclo das Inaugurações Simultâneas do Quarteirão de Miguel Bombarda em 2017, ano em que a iniciativa celebra uma década. Nesta edição, 18 galerias de arte contemporânea vão abrir as portas a partir das 16 horas para apresentar novas obras. Cá fora, nas ruas, e como é habitual, a PortoLazer acompanha o evento com animação dirigida a todos os visitantes da zona.
O principal destaque da animação é a vinda do Trengo até Bombarda! O festival internacional de circo (que decorre até 18 de junho ali ao lado, nos Jardins do Palácio de Cristal), apresenta um espetáculo criado e interpratado por Oli and Mary. A partir das 16 horas, a dupla vai também fazer uma inauguração na Rua de Miguel Bombarda: a de um restaurante, com peripécias, desde o desenrolar da carpete vermelha até à preparação do jantar!
Presença habitual nestes ciclos, a iniciativa Bombarda Stop & Go volta a oferecer duas visitas guiadas (gratuitas) por algumas das galerias do quarteirão. Há 30 vagas para cada um destes percursos pedestres, que têm duração aproximada de uma hora e são dirigidos por alunos do curso de Artes Visuais e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação do Porto.
Os interessados podem inscrever-se até às 13 horas de 16 de junho, através do email stopandgo@portolazer.pt, escolhendo um dos dois horários: 16 horas ou 17,30 horas (para o segundo, é possível também a inscrição no próprio dia 29 de abril, a partir das 16 horas, no balcão Porto., que estará localizado na zona pedonal da Rua de Miguel Bombarda, do lado da Rua da Boa Nova).
Nessa mesma zona pedonal, o projeto Chapa Azul e a Cooperativa de Atividades Artísticas Árvore voltam a apresentar uma nova oficina de técnicas de impressão, entre as 16 e as 19 horas, aberta a participantes de todas as idades.
E, na Rua de Miguel Bombarda, primeiro entre as 17 e as 17,30 horas, e depois entre as 18,30 e as 19 horas, o público poderá assistir ainda à performance “Push and Pull”, o quarto de seis números que integram “The Fractal Body”. Este projeto artístico, que combina dança minimal, performance e teatro físico, tem direção artística de Paulina Almeida e vem sendo apresentado desde o início do ano, em todos os ciclos das Inaugurações de Bombarda.
As Inaugurações Simultâneas no Quarteirão de Miguel Bombarda são dinamizadas pela Câmara do Porto (através da PortoLazer), em conjunto com a associação Bombarda Art District. Aqui fica a lista das galerias participantes neste quarto ciclo:
> RUA DE MIGUEL BOMBARDA
Galeria São Mamede: exposição coletiva (pintura e escultura);
Galeria Serpente: Transfer, de Rita Melo;
Galeria Presença: exposição coletiva com os artistas da galeria;
Galeria Quadrado Azul: matryoshka, de Ana Santos;
Galeria Fernando Santos: Cleaning up the vacuum, de António Olaio;
Galeria Fernando Santos, Project Room: Signs and Wonders, de Alicia Eggert;
Galeria Metamorfose: exposição coletiva com os artistas da galeria;
Galeria REM Espaço Arte: Única (3+3) 3 artistas 3 olhares, de Antónia Gomes, Beatriz Pacheco Pereira e Helena Leão;
Galeria Simbolo: exposição coletiva;
Galeria João Lagoa: exposição coletiva;
Galeria Paula Quintã: exposição de José Leite;
Galeria Ap`Arte: exposição coletiva;
Galeria Trindade: moving walls, exposição coletiva;
O! Galeria: Time Asks for Time, de Cátia Vidinhas, e lançamento do livro Rainha do Norte, de Joana Estrela (editora Planeta Tangerina);
> RUA DOM MANUEL II
Galeria Rui Alberto: straight lines from a double view, de Daniel David e Paulo Gouveia;
> RUA DO ROSÁRIO
Galeria de Arquitectura: Fresh facts;
Galeria Artes em Partes: instalação;
Galeria Artes Solar de Sto. António: exposição coletiva.