Select Page

Render Solene da Guarda

A Guarda Nacional Republicana, através do Esquadrão Presidencial da Unidade de Segurança e Honras de Estado, promove, ao terceiro Domingo de cada mês, pelas 11:00 horas, o Render Solene da Guarda ao Palácio Nacional de Belém, o qual é frequentemente descrito como uma das mais belas cerimónias militares deste género em todo o mundo.

Trata-se de uma cerimónia revestida de grande simbolismo e tradição, sendo realizada pelos militares que garantem a segurança permanente à Residência Oficial de Sua Excelência o Presidente da República.

O Render Solene da Guarda surge, retomando uma antiga tradição militar, no exterior do Palácio, local onde ainda, nos dias de hoje, tem lugar. A sua essência é dar a conhecer à população, o simbolismo da passagem de testemunho entre duas Guardas que se revezam na guarda ao Palácio.

Na cerimónia participam 160 militares de cavalaria e 4 de infantaria, constituindo as Guardas ao Palácio, a Banda de Música e a Fanfarra da GNR, os Charameleiros, um Pelotão a cavalo que escolta o portador do Santo-e-Senha e a Charanga da GNR.

O início da cerimónia militar é anunciada por um terno de clarins, que executa o toque de “entradas régias”. A cerimónia desenrola-se com as Guardas, à vez, a tomarem posição em frente ao palácio: primeiro a que vai ser rendida e em seguida a que rende. Depois das duas Guardas estarem formadas e após se dar o “toque do Presidente”, é tocado o Hino Nacional. Após este ato solene, os comandantes das Guardas deslocam-se ao centro, cumprimentandose e transmitindo as ordens ou informações importantes para o serviço que terminaram / vão desempenhar. Ato seguido, inicia-se formalmente a rendição das sentinelas.

Depois de aproximadamente 1 hora de cerimonial, o público é convidado a assistir a uma atuação da Charanga a cavalo no Jardim Vieira Portuense, onde a Charanga brinda os presentes tocando trechos musicais, simultâneamente com a execução de um carrossel com várias evoluções, nomeadamente, a passo, a trote, mas também a galope, sendo a única Charanga a cavalo no mundo que atua neste andamento.

Pontos de Interesse

Ciclo Memórias de Intenção Política

Este ciclo surge na programação da Fábrica das Artes através de cinco projetos artísticos simultâneos com evidente intenção política dirigidos a públicos jovens. Eles partilham a transposição literária de histórias autobiográficas, memórias contadas na primeira...

Voca People | Grupo vocal a capella”

Grupo vocal composto por 5 homens e 3 mulheres. O seu estilo musical é uma fusão simples de canções “a capella” e de Beat-Box (sintetização vocal de instrumentos). Sem instrumentos, só com as vozes, trazem mais de 50 temas novos e um medley completamente...

Jonah Freeman & Justin Lowe. Scenario In The Shade

Nesta exposição, a dupla nova-iorquina Jonah Freeman & Justin Lowe construiu um misterioso mundo paralelo, articulado através de diversos objetos, cenários arquitetónicos, e uma trilogia de filmes. “Scenario in the Shade” é baseado nas subculturas juvenis de San...