A 3+1 ARTE CONTEMPORÂNEA, apresenta Blind Paintings, a primeira exposição de Rubén M. Riera em Portugal, uma exposição composta por uma série de pinturas e esculturas recentes.
Nestes trabalhos, o artista trabalha ideias sobre a dualidade da luz enquanto explora os limites do pictórico. Dentro das composições feitas em superfícies transparentes, o médium escolhido oculta determinadas áreas enquanto outras revelam o aparato da estrutura por detrás. Um jogo, sobre a natureza das adições e substrações do processo artístico, revela-se aos nossos olhos.
O artista procura através de modelos alternativos configurar o visível, e investiga como os limites da representação ficam difusos no diálogo com o espaço. Em Pinturas Cegas, Riera apresenta uma reinterpretação das possibilidades visuais presentes nos elementos primários que configuram o que entendemos como linguagem pictórica. Existe um regresso às origens, que o artista usa para revelar a representação e questionar a realidade.
Embora os trabalhos pareçam ser redutores e minimais, existe uma outra linguagem subjacente na aplicação gestual, em que quase testemunhamos o acto, um momento preciso, enquanto acções singulares são marcadas e o processo do artista é transmitido. Embora o acto físico seja sempre sugerido nunca conseguimos ver o acto ele mesmo.
Pontos de Interesse