Select Page

Santo António na Banda Desenhada

Tendo como base a apresentação das pranchas originais da autoria de José Garcês do álbum publicado em 2016 sobre a vida de Santo António, o Museu de Lisboa – Santo António desafiou a Bedeteca de Lisboa a identificar a presença de Santo António na Banda Desenhada.

O resultado dessa investigação traduz-se nesta exposição, onde a figura de Santo António tanto surge num contexto histórico e biográfico, em que José Garcês é um dos expoentes máximos dentre os da sua geração, ou associado às tradicionais festas populares ou ainda em tom jocoso relacionado com a sátira e a crítica social, trespassando as várias gerações de ilustradores portugueses que (quase) obrigatoriamente o tinham de representar.
Serão exibidos exemplares de José Garcês, mas também de Raphael Bordalo Pinheiro, Carlos Botelho, Filipe de Abranches, João Paulo Cotrim e Pedro Burgos, Marcos Farrajota, Nuno Saraiva, Vítor Silva, entre outros. Alguns destes autores e ilustradores estarão presentes na inauguração.
inauguração dia 9 de maio | 18h30 | A entrada é livre e sujeita à lotação do espaço.

Pontos de Interesse

O Valor da Confiança no Dinheiro

Confiança, contrafação e segurança são os três conceitos chave desta exposição. Em paralelo com a coleção do museu, “O Valor da Confiança no Dinheiro” apresenta instrumentos e equipamentos atuais, lado a lado com documentos e objetos históricos, que permitirão...

Linhas do Tempo

Esta exposição é organizada a partir de uma data âncora – 1956, ano da criação da Fundação Gulbenkian –, e vai proporcionar um olhar retrospetivo de 60 anos, que nos conduz até 1896, e um trajeto que nos transporta até hoje. Entre uma e outra data, a exposição propõe...