Santos Mártires / Holy Martyrs _ Exposição / Exhibition
Significado da palavra Santo
Os santos são os que de um modo mais desinteressado e sincero aceitam e cooperam com a graça divina num grau superlativo: tornam-se semelhantes a Cristo através da ajuda que Cristo lhes dá. S. Paulo resume-o numa frase: “Não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim”
Os Mártires
«A fixação da veneração pública a uma certa categoria se homens e de mulheres cristãos e a atribuição a cada um deles do epíteto “santo” teve como origem a reverência concedida aos mártires. Este facto manifestou-se primeiramente no local onde sofreram e foram sepultados; a partir dali, frequentemente espalhava-se a outros locais e mesmo a toda a igreja. Todos os anos, no aniversário do martírio do santo, os fiéis reuniam-se junto da sua sepultura; ali celebrava-se a Eucaristia durante a qual o mártir era evocado com honra: era uma ocasião de regozijo e de triunfo, um “dia de festa”, não um dia de choro. A primeira de tais comemorações anuais de que há registo é a de S. Policarpo, em Esmirra, na segunda metade do século II.
Os restos mortais dos mártires (a principio cuidadosamente mantidos intactos) e outras relíquias eram tidos em grande conta e reverenciados; os seus nomes pessoais foram adoptados ou dados no baptismo; e com o tempo dedicaram-se igrejas em sua honra.»