Select Page

Sérgio Valente, um Fotógrafo na Revolução

Sérgio Valente (Porto, 1942) é um fotógrafo e ativista revolucionário que dedicou quase toda a sua vida a ambas as artes: revolução e fotografia. Integrando a oposição democrática durante a campanha presidencial de Humberto Delgado, em 1958, Sérgio Valente teve aí o seu primeiro contacto sério com a repressão policial do regime durante a presença do general na sua histórica visita ao Porto.
Aderindo pouco mais tarde, em 1964, ao Partido Comunista Português, Sérgio Valente é preso e torturado por três vezes pela PIDE/DGS, em 1969, 1971 e 1973. A sua atividade profissional e militante nas décadas finais do regime ditatorial estão na origem do material de uma primeira fotobiografia (Sérgio Valente, um fotógrafo na oposição), enquanto uma selecção dos seus imensos arquivos fotográficos dos períodos revolucionário e pós-revolucionário dão origem à atual exposição e ao livro homónimo (Sérgio Valente, um fotógrafo na  revolução), publicado, como o primeiro, pelas Edições Afrontamento.

Pontos de Interesse

O QUE EU SOU

EmO que Eu Sou, a dimensão autobiográfica e autorreferencial da criação artística abre-se a novas perspetivas e leituras. Adotando o título de um poema de Teixeira de Pascoaes (publicado originalmente no livro Elegias, de...

UBU REI | Teatro comédia

Em 1888,Alfred Jarrye os seus colegas de escola decidiram parodiar o aspeto grotesco e boçal do seu professor de física, constantemente alvo do ridículo por parte dos alunos. Assim nasce “Rei Ubu”, que o autor criou para representar a terrível natureza animal do...

Workshop de dança

Proposta de danças: cha-cha-cha, bachata, valsa inglesa, valsa vienense, rumba, polca, coreografias em círculo, em que os intervenientes vão rodando e trocando sucessivamente de pares.