Select Page

Simultânea

Em simultâneo com a exposiçãoO Fotógrafo Acidental são apresentadas obras do mesmo período da Coleção da Caixa Geral de Depósitos, mas noutros suportes.

O propósito de criar um contexto para uma melhor compreensão das transformações culturais portuguesas na década de 1970 é aqui proporcionado por um conjunto de obras dos mesmos artistas apresentados na exposição da Galeria 1, a que se juntam obras de outros artistas marcantes no panorama português como Eduardo Batarda, Álvaro Lapa, Joaquim Rodrigo, João Vieira, Pires Vieira e Noronha da Costa.

Nesta exposição há a salientar a apresentação de duas das obras mais marcantes de Alberto Carneiro, raramente vistas em conjunto:O Canavial: Memória metamorfose de um corpo ausente, de 1968 eUma Floresta para os teus sonhos, de 1970, esta última cedida pela Fundação Calouste Gulbenkian.

A Coleção da Caixa Geral de Depósitos, iniciada em 1983, é composta por um conjunto de mais de 700 obras nos mais diversos suportes. É regularmente objeto de exposições que a têm dado a conhecer a partir de pontos de vista curatoriais e temáticos muito diversos.

Pontos de Interesse

CAPUCHINHO ENCARNADO

A estória do Capuchinho Encarnado é sobejamente conhecida. Com este espetáculo inverte-se o que já toda a gente sabe. E se o capuchinho não for apenas a doce criança que leva bolinhos à avó, que está doente? E se esta criança for um menino mal-educado e rezingão? E se...

MONSTRA 2017

O cinema de animação está de regresso a Lisboa com aMonstra. O país convidado este ano é Itália, destacando-se a sua cinematografia. O programa inclui retrospetivas de realizadores e ilustradores como Bruno Bozzeto, Enzo D’Aló, Julia Gromskaya, e Simone Massi,...