Select Page

Som e Fúria

SOM e FÚRIA
3 jun | Teatro Nacional São João

« conferência com: Daniel Jonas, Maria Sequeira Mendes, Nuno Carinhas, Ricardo Araújo Pereira
« moderação: Pedro Sobrado

“Marcamos encontro para quando?” – é a interrogação que abre Macbeth, tragédia que nos deixa cheios de dúvidas e enigmas a voltear na cabeça. Dois dias após a estreia, “pedimos duas horas emprestadas à tarde” para discutir uma obra que parece atrair todos os superlativos: a mais rápida, a mais enigmática, a mais maligna ou até a mais moral das tragédias de William Shakespeare.

“Tão feio e tão belo dia nunca vi”, dirá o herói (e vilão) ao entrar em cena. Ao tradutor e ao encenador – Daniel Jonas e Nuno Carinhas – juntam-se o crítico literário (não pretendemos fazer humor) Ricardo Araújo Pereira, cujo último livro (A Doença, o Sofrimento e a Morte Entram num Bar) está atravessado por referências shakespearianas, fazendo-nos raciocinar (e rir, o que vai dar no mesmo) sobre as categorias de comédia e tragédia, e Maria Sequeira Mendes, investigadora que vem escrevendo sobre Shakespeare, ordálias medievais e modos de tortura e apresentando conferências nas Universidades de Harvard, Stanford, Princeton e King’s College, entre outras. “Quem vem lá?” – interrogação que se repete, como um refrão, ao longo da peça e que agora se dirige a si, leitor.

Pontos de Interesse

Carlos Manaça x Serginho

No 13 de maio, a peregrinação está marcada para o Industria Club, numa noite que se adivinha pouco católica! Carlos Manaça e Serginho farão a delícia dos fiéis às pistas de dança. A história da electrónica de dança em Portugal não tem muitos papéis principais, e um...