Select Page

“Tentações de Santo Antão” de Jheronimus Bosch

Jheronimus Bosch nasceu na cidade holandesa de ‘s-Hertogenbosch cerca de 1450 e faleceu na mesma cidade em 1516. Os 500 anos da sua morte foram comemorados com duas grandes exposições, uma no Het Noordbrabants Museum, na sua cidade natal, e outra no Museo Nacional del Prado, em Madrid.

Para além dos catálogos destas exposições, foram também editados o catálogo da sua obra e um importante volume de estudos técnicos sobre a mesma. Este conjunto de novos conhecimentos sobre o artista permite situar melhor o tríptico das Tentações de Santo Antão e compreender a importância da pintura do Museu Nacional de Arte Antiga.

É com base neste desenvolvimento recente dos conhecimentos sobre o artista que abordaremos o tríptico das Tentações de Santo Antão como Obra em Foco do MNAA neste mês de novembro.

Visita orientada por Joaquim Oliveira Caetano

Pontos de Interesse

Feira da Buzina

Mercado de oportunidades e curiosidades onde os participantes apresentam os seus produtos na bagageira do seu automóvel, é o conceito de Car Boot Sales. Uma maneira de reciclar, reaproveitar, o que uns já não querem outros estão interessados em ter. Venda de artigos...

1936, o ano da morte de Ricardo Reis

A partir de um dos mais aplaudidos livros de José Saramago, A Barraca leva à cena uma peça sobre tempos passados para dias de hoje, nos quais impera “frágil memória, menoridade cívica e ética, fundamentalismos, militarismos, imperialismo financeiro gerando...