No sábado, dia 9 setembro, às 18h00, regressa ao Museu Nacional da Música mais um concerto do ciclo Um Músico, um Mecenas, desta vez com a cravista japonesa MASUMI YAMAMOTO, que irá interpretar Scarlatti e Inglaterra: Música de Scarlatti, Arne, Handel e Roseingrave, no cravo Antunes de 1758, classificado como Tesouro Nacional.
A entrada é livre.
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PROGRAMA:
– Scarlatti Sonatas K.208/K.209 in A major
– T. Arne Sonata I in F major: Andante-Adagio-Allegro
– G. F. Handel Passacaille in G minor
– T. Roseingrave Suite in E minor.
– T. Arne Sonata II in E minor: Andante-Adagio-Allegretto
– Scarlatti Sonata K.492
MASUMI YAMAMOTO nasceu em Osaka, Japão, cresceu na Gold Coast da Austrália e reside no Reino Unido desde 2001. Venceu um prémio no Concurso Internacional de Cravo em Bruges (Bélgica) e tem realizado concertos no Reino Unido com o London Concertante, Solisti Divini e o Keld Ensemble, bem como com o Soloists of London em Espanha e Paulus Barokk na Noruega. Nos seus próximos compromissos incluem-se performances a solo, de câmara e concertos no Japão, Espanha, Noruega, Eslovénia e no Reino Unido. Masumi é professora de cravo na St. Paul’s Girls ‘School.
1 de outubro
Violoncelo Stradivarius Chevillard – Rei de Portugal (1725) e piano Bechstein (1922) Filipe Quaresma e António Rosado Franck e Bach 4 de novembro Piano Bechstein (1925), Violino Galrão e Violoncelo Lockey Hill (séc. XIX) Duarte Pereira Martins, Daniel Bolito, Nuno Cardoso Haydn e Schubert 22 de novembro Cravo Antunes (1789) José Carlos Araújo Música portuguesa do séc. XVIII 2 de dezembro Violoncelo Galrão do Rei D. Luís (1769), Pianoforte Van Casteel (1763) Diana Vinagre e Miguel Jalôto Tormentos, congojas y tristezas
SOBRE O CICLO “UM MÚSICO, UM MECENAS” “Um Músico, Um Mecenas” é um ciclo de concertos de entrada livre organizado pelo Museu Nacional da Música e que tem como objetivo divulgar o importante acervo do Museu, dando voz a tesouros nacionais e instrumentos de valor histórico único da sua coleção, considerada uma das mais ricas da Europa. Os concertos deste ciclo são autênticas viagens a este espólio, conduzidas por grandes intérpretes nacionais e internacionais, que dão a conhecer os instrumentos através de concertos comentados e de uma contextualização histórica estendida, muitas vezes, ao repertório escolhido. A interpretação, a necessária manutenção dos instrumentos musicais e a comunicação da história de cada um deles são fatores intimamente ligados e que resultam numa ação concertada entre o Museu Nacional da Música e os Mecenas do ciclo (músicos, construtores / restauradores e outros parceiros).
Pontos de Interesse