A edição de 2016 do Projecto VICENTE dedica-se ao princípio lúdico e criativo que está por detrás de uma cidadania informada pela imaginação. Se noutro tempo o diácono Vicente teve uma vida, e depois desta umagloriosa posteridade, nós hoje temos a nossa própria vida (cada um de nós brinca com a sua…), num contexto cultural e tecnológico que traz continuamente novas possibilidades – da acção multiplicada pelas redes às ‘muitas vidas’ sucessivas que pululam nos nossos luminosos smartphones…
Ora nesta vida nova, mais complexa do que nunca nas suas regras ditas e não-ditas, ou estamos em jogo… ou não. E não basta conhecermos as regras, o que já seria meio caminho andado para todas as glórias terrenas. Talvez não seja menos avisado saber mais sobre quem as dita e escolher aquelas a que voluntariamente queremos submeter-nos. A cidadania é isto mesmo: o estarmos em jogo, participando no dispositivo social, cultural, urbano. E neste dispositivo, o jogo supremo é – ainda – a arte. Por isso a arte e os seus jogos têm de fazer parte da cidade e ir mudando as regras à cultura. No jogo maior que é a arte, vamos conhecendo melhor a vida e aprendendo a vivê-la… na óptica do utilizador.
Programa: – Concerto Rochus Aust + I Deutsches Stromorchester 19h – 10 de Setembro- Pedro Santa Rita – Passeio/Visita temática com início na Travessa da Ermida 17 de Setembro 15:00 – Marcação até 24h antes- Finissage – Conversa com autores e artistas – 29 de Outubro 15h – Marcação até 24h antes
Pontos de Interesse