Conferência por Sofia Fonseca
(ICArEHB, Universidade do Algarve; IEPOA, Universitat Autònoma de Barcelona)
promovida pela Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia na Fundação Eng.º António de Almeida, Rua Tenente Valadim, Porto (sala 3)
sobre o tema: “O vinho no Antigo Egipto: um estudo iconográfico das tumbas da necrópole Tebana”.
ENTRADA LIVRE
Nota biográfica da autora:
Arqueóloga (1997, Universidade de Coimbra) e Mestre em Egiptologia (2001, Universitat Autònoma de Barcelona). Entre 2001 e 2010, foi responsável pelo trabalho de campo no Projeto Arqueológico Português do Palácio de Apries, no Egipto, da FCSH / UNL. Entre 2004-2007, foi responsável pelo “Património Cultural” (arqueologia, museologia e cultura intangível) no Projeto Tichitt-Walata, entre a Fundació Món-3 e as cidades de Tichitt e Walata, na Mauritânia, ambas património mundial da UNESCO.
Em 2008, fundou “Teiduma, cooperação cultural”, uma consultoria técnica de promoção da cultura e do património. Atualmente, é membro do projeto “Vinho do Antigo Egipto”, desenvolvendo o doutoramento sobre a “Iconografia do vinho nas tumbas privadas da necrópole Tebana”. É também investigadora do ICArEHB da Universidade do Algarve, coordenando o projeto de criação do primeiro curso de arqueologia africana online, em parceria com o Instituto Arqueológico Alemão, a Universidade de Louisville e a Universidade de Neuchâtel.