Um passeio com D. Dinis pelos areais do Tejo
Para famílias (> 5 anos)
Visita ateliê| Gratuito | Marcação prévia
Sábados | 18 de julho às 14h30 (90 min.)
O túnel do tempo leva-nos diretamente para a Lisboa medieval. Por entre sons e imagens, percorremos os caminhos desta cidade antiga, sentindo o rio ali tão perto.
Como se vivia nesta época? Quem foi “El Rey D. Dinis”? Que herança nos deixou e porque ainda hoje nos inspira? Venham, em família, descobrir os achados e os enigmas da arqueologia através dos vestígios, dos objetos e das muitas estórias que o rei e a muralha hoje nos revelam.
Desenhos à desgarrada
Para adultos e jovens (> 8 anos)
Visita ateliê de desenho| Gratuito | Marcação prévia
Sábados | 27 de Junho e 25 de julho às 10h30, e 4.ª, 5.ª e 6.ª feiras,às 10h30 e às 14h30 (90 min.)
A linha é movimento? O desenho reflete sensações? A mão segue o olhar?
Queremos descobrir se desenhar ensina a ver melhor através de exercícios de observação, criatividade e registo gráfico sobre o espaço arquitetónico, focando-nos na perspetiva, na textura, na luz e na cor.
Recorre-se ao vocabulário do desenho: linha, ponto e plano; numa oficina que pretende reunir experiências gráficas sensoriais e criar, a partir deste, um outro lugar.
Porquê visitar o Museu?
Para ATLs e outros grupos (> 6 anos)
(Atividade de meio-dia: 150 min.)
Gratuito | Marcação prévia
4.ª, 5.ª e 6.ª feiras, às 10h30 e às 14h30
São muitas as histórias que vamos contar… Neste Museu há personagens incríveis, há moedas, cofres e tesouros, há artefactos arqueológicos, há mapas e poemas.
Os contos dão lugar a enigmas, e os vestígios da História estão gravados nas pedras de uma muralha há muito escondida sob os escombros do terramoto. Aqui, recorda-se Lixbõa e o imaginário medieval, a Baixa e o Iluminismo.
Nesta atividade, a escrita, o desenho e o jogo propõem temas relacionados com o património do Museu.
Lixbõa e o Rei que escrevia poesia
Para ATLs e outros grupos (> 6 anos)
Visita orientada| Gratuito | Marcação prévia
4.ª, 5.ª e 6.ª feiras, às 10h30 e às 14h30 (60 min.)
Na cripta desta antiga igreja inicia-se uma viagem no tempo para conhecer as fronteiras de um país, o património, os objetos e os ofícios no séc. XIII: fala-se de piratas, escutam-se os sons do rio, das feiras e das cantigas de amor e de amigo, imaginam-se as ruas da cidade no tempo do rei D. Dinis, interpretam-se os vestígios enterrados junto da muralha que outrora defendeu “Lixbõa”.
O tempo narrado pela arqueologia
Para ATLs e outros grupos
Visita ateliê (> 6 anos)
Visita com debate (> 14 anos)
4.ª, 5.ª e 6.ª feiras, às 10h30 e às 14h30 (90 min.) | Gratuito | Marcação prévia
Conhecer as técnicas e sentir o fascínio que a arqueologia continua a despertar em muitos de nós são os objetivos desta atividade. Com a ajuda de historiadores e de arqueólogos, ficamos a saber o que é uma escavação arqueológica, onde e como se encontraram no subsolo deste edifício os achados romanos, islâmicos, medievais e modernos. O que nos ensinam as fraturas de um esqueleto? Como se classifica um fragmento? Como se interpretam os vestígios encriptados na muralha?
Reservas T. +351 213 213 240 museu@bportugal.pt
Local: Banco de Portugal – Antiga Igreja de S. Julião