Entre 15 e 19 de fevereiro realiza-se a Volta ao Algarve em bicicleta, uma prova que conta com a presença das maiores estrelas mundiais da modalidade e será transmitida em direto para toda a Europa pela Eurosport.
A Volta ao Algarve, que em 2017 subiu à categoria 2.HC da União Ciclista Internacional, será disputada por 12 equipas do World Tour: Astana (CAZ), Bora-hansgrohe (GER), Cannondale-Drapac (EUA), Dimension Data (RSA), FDJ (FRA), Katusha-Alpecin (SUI), Lotto NL-Jumbo (NED), Lotto Soudal (BEL), Movistar (ESP), Quick-Step Floors (BEL), Team Sky (GBR) e Trek-Segafredo (EUA).
No total serão 200 corredores distribuídos por 25 equipas que incluem muitas figuras do ciclismo internacional, com destaque para contrarrelogistas e sprinters de renome como por exemplo John Degenkolb, Jasper Stuyven e Giacomo Nizzolo da Trek-Segafredo ou Sep Vanmarcke, Taylor Phinney e Wouter Wippert da Cannondale Drapac.
A corrida terá cinco etapas e um total de 772 quilómetros. A primeira etapa, entre Albufeira e Lagos, terá 182,9 quilómetros, sendo uma oportunidade para os velocistas. No segundo dia os corredores vão completar 189,3 quilómetros, entre Lagoa e o alto da Fóia. A meta coincide com um prémio de montanha de primeira categoria e será o primeiro teste aos candidatos à camisola amarela. A terceira etapa é um contrarrelógio individual de 18 quilómetros, em Sagres. Os sprinters terão nova oportunidade no final da quarta jornada, uma viagem de 203,4 quilómetros, entre Almodôvar e Tavira. A quinta e derradeira tirada liga Loulé ao alto do Malhão, uma chegada coincidente com uma contagem de montanha de segunda categoria, onde se decidirá a competição.
Nesta prova, o Algarve mostrará as suas qualidades como destino turístico de excelência para as atividades com bicicletas nas diferentes vertentes, já que é uma região com excelentes condições naturais e paisagísticas, com percursos cicláveis e grande oferta hoteleira, de cultura, património e gastronomia.