O Presidente da Câmara Municipal de Aljustrel, Carlos Teles, reuniu-se, ontem, com a empresa Dstelcom, encontro que marca o arranque do projeto de expansão da Rede de Fibra Ótica Multioperador em todas as zonas e freguesias do concelho, atualmente não abrangidas por este tipo de infraestrutura.
A curto prazo avançar-se-á com a implementação de uma rede de fibra ótica de alta velocidade em diversas localidades do concelho que não dispunham de cobertura (Ervidel, Messejana, Corte Vicente Anes, Aldeia dos Elvas, Jungeiros e Carregueiro), assegurando o acesso equitativo dos munícipes aos serviços digitais, contribuindo ainda para a coesão territorial e o desenvolvimento sustentável.
O Município de Aljustrel é, assim, um dos pioneiros deste projeto, uma vez que o concelho é dos primeiros do País a ficar servido na primeira fase de construção em zonas de menor densidade populacional.
Para a Câmara Municipal de Aljustrel esta cobertura vai permitir um acesso universal a serviços digitais de qualidade, a atração e fixação de empresas, o desenvolvimento do teletrabalho e da educação e ensino à distância e o reforço da competitividade e da inclusão digital para toda a população.
Este projeto permitirá ainda a qualquer prestador de serviços de comunicações eletrónicas operar na rede em condições de igualdade, sendo que este modelo evita a duplicação de infraestruturas, promovendo uma solução urbanisticamente eficiente e tecnologicamente inclusiva.
Este projeto conta com a colaboração e acompanhamento do Gabinete de Informática do Município de Aljustrel e da Divisão Técnica da autarquia.
Recent Comments