Select Page

10.ª Edição do Trail Noturno da Lagoa de Óbidos junta 710 atletas

O 10º Trail Noturno da Lagoa de Óbidos realizou-se na tarde e noite de 11 de agosto, onde estiveram 710 atletas e caminheiros que percorreram os trilhos do concelho de Óbidos, estando presentes representantes de 10 nacionalidades, assim distribuídos: 105 caminheiros, 411 atletas na distância de 23 km e 194 na distância de 43 km.

A organização da prova foi da responsabilidade do Clube de Atletismo de Óbidos, com o apoio da Câmara Municipal de Óbidos e a colaboração de dezenas de voluntários. Foi uma prova noturna, mas que teve a sua partida ainda de dia, num percurso circular, com partida e chegada dentro das muralhas da vila. Saindo de Óbidos, o percurso atravessou montes e florestas por trilhos e caminhos rurais, regressando às muralhas.

O Trail foi composto por duas provas competitivas, uma de 43 km e outra de 23 e uma caminhada de 10 km.

Nos 43km completaram a prova 153 atletas que fizeram um percurso partindo de Óbidos, passando por A-dos-Negros, Gracieira, Casais Brancos, Pinhal de Óbidos, Sobral da Lagoa, Vau, Arelho e terminando no local da partida. Foi vencedor Guilherme Lourenço, do CRP Ribafria, com 3h 47m 26s. O 2º classificado foi o veterano Vitor Cordeiro, da equipa Viana Trail, com o tempo de 4.09.04. Filipe Pinheiro, da equipa “Go Runners”, foi 3º com 4.16.18. Em senhoras a vitória foi para a madeirense Maria Abreu, que demorou 5.40.03, seguida de Paula Penedo, do Arrábida Trail, com 5.40.30 e de Cláudia Medeiros, com 5.50.49.

A prova dos 23 km utilizou a primeira metade do percurso da prova grande e teve, como vencedor, Philippe Gillen, com 1h.54m.10s, seguido de Fábio Fontoura (1.54.42) e Carlos Bárbara (1.54.44). Em femininos ganhou Vanda Jerónimo, do Burinhosa, com 2.26.07. Em 2ª ficou Lina Marques, do CLAC Entroncamento (2.34.39) e em 3º lugar Filipa Casimiro, do A.C.S.Mamede (2.37.44). Concluíram esta prova 361 atletas, sendo 82 senhoras, entre elas várias caldenses e obidenses.

Por equipas, no Trail maior, a 1ª foi a “Associação do Bairro Cansado”, a 2ª a “Casa Jovase” e a 3ª a equipa caldense “Não fazemos nem mais um… km”. No Trail pequeno, venceu a “A.C.S. Mamede”, seguida da “Burinhosa” e do “Ama-dores Trail Team”.

Os organizadores pensam dar por encerrada esta sucessão de trails, que tanto êxito teve ao pôr milhares de atletas a correr, sentindo experiências únicas, criando grande espírito de solidariedade e amizades duradouras. De notar que um mandamento do trail é nunca deixar sozinho um adversário que tenha tido uma dificuldade maior.

Nas cabeças dos organizadores começam a ser idealizados novos projetos, pois não querem perder as aprendizagens conseguidas. Essa boa escola vai continuar ao serviço de todos os amigos do TNLO, e do trail, com a presença da marca Óbidos.

Pontos de Interesse

Obidense Sofia Duarte vence prova de juvenis

Cerca de duas centenas de atletas, distribuídos por vários clubes do distrito de Leiria, participaram no 13º Corta-Mato da Vila de Óbidos, que decorreu ontem, domingo, dia 22 de janeiro, na pista junto ao Complexo Desportivo Municipal. No que...

As frases da Folia (dia 4)

No último dia de mesas de autores deste primeiro fim-de-semana de Folio – Salman Rushdie virá a Portugal na próxima sexta-feira para uma conversa de hora e meia com Clara Ferreira Alves –, as temáticas foram-se alargando cada...

XIII Corta-Mato da Vila de Óbidos

O XIII Corta-Mato da Vila de Óbidos decorre no próximo dia 22 de janeiro, a partir das 10h00, na pista junto ao Complexo Desportivo Municipal. A prova conta com a participação de cerca de 230 atletas, em representação de...