Select Page

10 anos do MACE assinalados com exposição no Forte da Graça

O Forte da Graça tem patente, desde esta quinta-feira, dia 8, a exposição da artista Ana Rito, “PELE e PEDRA” que apresenta dez filmes da Colecção António Cachola, e que assinalam a comemoração dos 10 anos do Museu de Arte Contemporânea de Elvas, sendo a primeira mostra de arte contemporânea a decorrer no neste monumento classificado como Património Mundial.

A mostra foi inaugurada ao início da noite, com a presença, entre outros, do presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha; do ministro da Cultura Luís Castro Mendes; da diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira; do colecionador António Cachola; do alcaide de Badajoz, Francisco Fragoso; do presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Ricardo Pinheiro; e da artista Ana Rito.

Os filmes de Ana Rito possuem uma plasticidade invulgar, que pode remeter de imediato para uma tridimensionalidade escultórica, naturalmente ilusória, uma vez que estamos perante o domínio bidimensional do filme, isto é, da imagem.

 
Contudo, há uma manifestação tátil, corpórea, de pele, que é transversal aos seus filmes, além de um silêncio, muitas vezes inquietante e enigmático, que possibilita ao espectador, simultaneamente, projetar uma narrativa, atiçar a imaginação.
 
Ana Rito torna-se numa escultora de imagens, porque estas, sendo bidimensionais, possuem, afinal, inequívoca corporalidade.

PELE E PEDRA é uma exposição que propõe interpelações, ligações, eventualmente de pele, sempre no espaço inusitado que medeia a visão de quem cria uma imagem e de quem a observa e que tem curadoria de Isabel Nogueira.
 

Pontos de Interesse

Veteranos de “Os Elvenses” assinalaram 25º aniversário

O 25º aniversário da secção de Veteranos do Clube de Futebol “Os Elvenses” foi assinalado este sábado, dia 28, com várias iniciativas.Assim sendo, ao longo da tarde decorreu um jogo de futebol, no Campo António Semedo, entre a equipa anfitriã e a formação do...