A Academia de Música de Óbidos dinamiza, na semana de 8 a 10 de setembro, o 1º Estágio Nacional de Orquestra de Sopros e Percussão, “Óbidos ´16”. No dia 10 de setembro, decorrerá um Concerto Final para mostra do trabalho desenvolvido pelos participantes nesta iniciativa.
Com entradas livres (limitadas à lotação da sala), o Concerto final, acontece no Auditório Municipal Casa da Música, Óbidos, com início às 21h30. Jorge Salgueiro é o maestro e compositor convidado e Pedro Ferreira o maestro assistente.
Jorge Salgueiro dirige o 1º Estágio de Orquestra de Sopros de Óbidos, dando-lhe oportunidade para pegar na música do compositor obidense José Joaquim dos Santos, nascido em 1747, de forma totalmente livre e criar um novo discurso a partir dos seus materiais.
Assim, entre os dias 8 e 10 de setembro, cerca de 60 jovens irão estudar e interpretar várias obras de Jorge Salgueiro dando grande ênfase à estreia absoluta de “Carrocel”, “Freak Show” e “Poço da Morte” (como se entrássemos numa feira em que todos os divertimentos tivessem música de José Joaquim dos Santos).
Segundo uma nota da Academia de Música “a ideia de um estágio ser dirigido por um compositor é diferenciadora. Além da direção musical, o compositor pode transmitir aos participantes do Estágio uma visão diferente sobre a matéria musical em repertório, principalmente se esse material é de sua autoria. Tendo escolhido a Identidade como tema deste Estágio, Jorge Salgueiro redescobre com maior profundidade, e com a ajuda do maestro Pedro dos Santos Filipe, as obras de José Joaquim dos Santos, determinado a suscitar o interesse na sua descoberta através da divulgação do seu nome a todos os participantes do Estágio e ao público”.
Informações:
Academia de Música de Óbidos
Telefone: 262098857
Telemóvel: 960151065
academiademusicaobidos@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
Este é um evento que tem o apoio do Município de Óbidos.
– Cartaz