Select Page

2017 com menos área ardida no concelho de Aljustrel


2017 com menos área ardida no concelho de Aljustrel

Defesa da Floresta Contra Incêndios

A Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios reuniu, no dia 18 de janeiro, no edifício dos Paços do Concelho, para definir o plano de trabalho para 2018 e outros assuntos de interesse.

 A reunião, presidida pelo presidente da Câmara Municipal, contou com a participação de representantes dos Bombeiros de Aljustrel, da GNR de Aljustrel, do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, das juntas de freguesias do concelho, dos agricultores e produtores florestais, das empresas Infraestruturas de Portugal e da REN – Redes Energéticas Nacionais, dos técnicos municipais do Gabinete Técnico Florestal, e do engenheiro Luís Lisboa, personalidade convidada com vasta experiência nesta área. 

 Após verificarem que, apesar de ter havido mais incêndios, a área ardida no concelho, em 2017, foi inferior à de 2016, os representantes das diversas entidades concordaram em continuar com as ações de sensibilização juntos dos agricultores, que ao acatarem as recomendações dos membros da comissão, têm contribuído para a diminuição da área ardida no concelho.

 Além disso, ficou ainda decidido que, devido ao ano pouco chuvoso, o Gabinete Técnico Florestal da autarquia, através dos seus técnicos, irá verificar a operacionalidade dos pontos de água do concelho, bem como da rede viária florestal fundamental, ambos imprescindíveis para combater eventuais incêndios em meio rural.   Os dados recolhidos irão permitir atualizar o Plano Operacional Municipal. (POM).

 Na reunião foi ainda informado que o ICNF aprovou, em outubro de 2017, o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI), um documento indispensável no apoio à tomada de decisão no combate aos incêndios.

Pontos de Interesse

Timelapse: a interação com o mundo dos tempos

Timelapse: a interação com o mundo dos tempos Exposição As Oficinas de Formação e Animação Cultural inauguram, esta sexta-feira, 30 de junho, às 18 horas, a exposição “Timelapse”, de pintura, fotografia e instalação de Tim Madeira e do fotógrafo António Alves da...