Select Page

363 anos da Batalha das Linhas de Elvas assinalados

As comemorações dos 363 anos da Batalha das Linhas de Elvas arrancaram ao início da manhã do feriado de 14 de janeiro com a cerimónia de hastear das bandeiras no edifício dos Paços do Concelho. O ato contou com a presença de todo o executivo municipal e dos presidentes e representantes das juntas de freguesia do concelho.
 
Seguiu-se a cerimónia militar junto ao Padrão da Batalha das Linhas de Elvas, no sítio dos Murtais, para homenagear os mortos em combate a 14 de janeiro de 1659. Foram depositadas flores no monumento pelos representantes de várias entidades civis e militares, entre os quais o presidente da Câmara de Elvas, comendador José Rondão Almeida, e o diretor da Direção de História e Cultura Militar do Exército, Major-general Aníbal Alves Flambó.
 
Depois da cerimónia no Padrão, o autarca e o diretor depuseram coroas de flores no túmulo do General André de Albuquerque Riba-fria, na Igreja de São Francisco, junto ao cemitério.
 
As comemorações do feriado municipal culminaram na antiga Sé, com a celebração do Te Deum de Ação de Graças, presidido pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho.
 
A iniciativa contou com solenização pelo Coro Beato Aleixo Delgado, tendo sido incorporado o estandarte do Município de Elvas nesta celebração religiosa.
 
A Câmara Municipal de Elvas, e entidade organizadora das comemorações, marcou presença nesta iniciativa, com a vice-presidente Anabela Cartas, acompanhada pela presidente da Assembleia Municipal, Graça Luna Pais.
Pontos de Interesse