
Cerca de 400 crianças participaram na Festa dos Finalistas do Bloco de Natação, no âmbito do Programa de Apoio à Educação Física Curricular das Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico (PAEFC) de Lisboa. Um programa desenvolvido pelo Desporto e Educação da autarquia, desde 2008/2009.
Para Jorge Máximo “este é um dos três projetos que a autarquia tem em curso e que envolve 12 mil crianças à adaptação do mundo aquático, para que possam desenvolver atividades motoras e aptidão básica para continuarem nos clubes de mar”.
Rodeada pelos mais pequenos, Catarina Albergaria estava feliz e salientou que a importância maior do projeto era “desenvolver o espírito de equipa e ensinar as crianças a nadar, porque existem dados muito preocupantes de afogamento, nos jovens. Queremos crianças mais felizes e saudáveis!”.
No final de cada ano letivo, e para as turmas do 4º ano de escolaridade que participaram no PAEFC no Bloco da Natação, a CML organiza esta atividade, que tem como objetivo encerrar o ciclo de formação da Área de Expressão e Educação Físico-Motora, mais completo e consentâneo com o seu desenvolvimento. É denominada por Festa de Finalistas, sendo este ano a sua 7ª Edição.
Ao longo de 7 dias, esta atividade decorreu nas Piscinas Municipais do Casal Vistoso, Restelo, Rego, Santa Clara e Oriente, com a participação de cerca de 3000 crianças de 150 escolas da cidade de Lisboa.
De salientar que o PAEFC é composto por vários blocos: Bloco da Natação (Ensino Regular e Unidades de Apoio Especializado);Bloco de Jogos; Bloco das Atividades Rítmicas e Expressivas para as Unidades de Apoio Especializado (UAE)e presentemente com um projeto piloto para o Bloco das Atividades Rítmicas e Expressivas no Ensino Regular.
Para a coordenadora do projeto, Filipa Brites, o dia de hoje é “o culminar de um percurso que durou quatro anos, que trouxe muitas alegrias a todos. Pensamos estar a desenvolver capacidades físicas para o bem-estar destas crianças, uma mais valia para que cresçam sempre saudáveis”.
Recent Comments