Select Page

7.º Encontro Ibérico do Regadio e da Sustentabilidade


7.º Encontro Ibérico do Regadio e da Sustentabilidade

XVII Feira do Campo Alentejano

Do dia 9 a 11 de junho, a vila de Aljustrel volta a ser anfitriã da Feira do Campo Alentejano, que se realiza no Parque de Exposições e Feiras, certame que já é considerado um dos mais expressivos eventos agroindustriais realizado a sul do país, num concelho que  procura cada vez mais o progresso na vertente rural, valorizando igualmente a sua muito importante dinâmica sociocultural e tradição mineira.

 A Câmara Municipal de Aljustrel tem vindo a prosseguir uma política de promoção das atividades económicas, baseada num conjunto articulado de infraestruturas, equipamentos e mecanismos afetos a esse fim, e foi nesse contexto que foi concebida a realização de uma feira anual agroindustrial, num espaço apropriado que tem vindo a ser progressivamente enriquecido.

Esta feira já atingiu uma dimensão e um padrão de qualidade que lhe permitiu constituir-se como um instrumento efetivo e consolidado de dinamização da economia local e regional, cuja importância se pode medir pelo elevado número de agentes interessados em nela participar, que ultrapassa a grande maioria dos eventos do género na região, e também pelo numeroso volume de visitantes.

Desta forma, e no âmbito do 7.º Encontro Ibérico do Regadio e da Sustentabilidade, integrado na programação da feira, realiza-se o colóquio “Desafios e Oportunidades da Agroindústria no Roxo”, nesta sexta-feira, 9 de Junho, pelas 10 horas, na Herdade da Granja, durante o qual serão apresentados o projeto Centro Tecnológico e Agroalimentar da Associação de Beneficiários do Roxo, bem como casos de sucesso de jovens agricultores e ainda dado a conhecer o enquadramento às medidas de apoio ao investimento agrícola e agroindustrial PDR2020. Na ocasião, será igualmente inaugurado o lagar desta entidade agrícola do Concelho de Aljustrel. De tarde, será também inaugurada a Unidade de Cogumelos da Sociedade Agropecuária Afonso e Banza, Lda., no Monte da Minhota.

Além do colóquio, durante estes três dias, a Feira do Campo Alentejano irá  mostrar as potencialidades económicas e turísticas do concelho, bem como as atividades tradicionais, como o artesanato e a gastronomia. A música, o divertimento e o lazer farão parte do vasto programa cultural que contará com as atuações de grupos corais e musicais do concelho, e de nomes sonantes da música nacional e diversos DJ. Prevê-se que todas estas atividades venham a atrair milhares de visitantes a esta grande feira do Baixo Alentejo.

 PROGRAMA

DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA AGROINDÚSTRIA NO ROXO

 9 DE JUNHO DE 2017 – 10H00

 10h00 – Receção dos participantes

10h15 – Abertura

– Presidente da Câmara Municipal de Aljustrel – Nelson Brito

– Gestora do PDR2020 – Gabriela Freitas

 10h45 – Apresentação da Herdade da Granja

– Filipe Feliciano – Herdade da Granja

11h00 – Apresentação do projeto Centro Tecnológico e Agroalimentar do Roxo

– Associação de Beneficiários do Roxo

 – Ciberarq – apresentação do Plano de Pormenor

  Investimentos no Roxo

– Amendoal – Herdade da Cuba

– Figo – Euro Suez

– Citrinos e romãs – Citropedralva

– Hortícolas – Frutas Belchior

– Romã, figo e amêndoa – Rui Galrão

– Olival – Innoliva

– Olival – Luis Rosado

 12h00 – Apresentação de casos de sucesso de jovens agricultores

– Hugo Anjos – Produção de Cebola

– João Pacheco – Produção de Romã

– Sociedade agropecuária Afonso e Banza, Lda – Produção de Cogumelos

 12h20 – Enquadramento às medidas de apoio ao investimento agrícola e agroindustrial PDR2020

 12h45 – Debate e conclusões

 13h00 – Inauguração do Lagar da Granja

– Visita às instalações do lagar

13h30 – almoço – Herdade da Granja

 15h30 –Inauguração da Fábrica de Cogumelos da Sociedade Agropecuária Afonso e Banza, Lda.

 18h30 – Abertura oficial da Feira

 

 

Pontos de Interesse