Este sábado, dia 18 de Março, foi dia de se dar início ao Bom Sucesso Ladies Open 1, com os quatro campos de relva sintética da Bom Sucesso Tennis Academy, no Bom Sucesso Resort, em Óbidos, a acolherem os encontros da primeira ronda da fase de qualificação. No final do dia, sete jogadoras portuguesas tinham garantido o apuramento para a ronda seguinte.
À procura de um lugar no quadro principal do torneio internacional feminino (pontuável para o ranking WTA) que distribui 15 mil dólares em prémios monetários, Cláudia Cianci começou por derrotar a espanhola Lucia Cortez por 6-2 e 6-2, triunfo ao qual se seguiu o da igualmente portuguesa Marta Magalhães, por 6-2 e 6-3, frente a Nicole Buena.
Nas horas seguintes, houve espaço para mais cinco triunfos com as cores nacionais, três dos quais em duelos 100% nacionais: Maria Inês Fonte viu Rita Pinto desistir quando já liderava por 6-7(5), 6-3 e 4-1; Ana Filipa Santos recuperou, também ela, da desvantagem de um set para derrotar Beatriz Abreu, por 1-6, 6-3 e 6-0; e Ema Gil Pires venceu Rebeca Silva por 6-3 e 6-2.
A estas cinco portuguesas juntaram-se ainda Maria Ribeiro (6-1 e 6-2 a Vivian Mayumi) e Cláudia Gaspar, que numa grande batalha levou a melhor sobre Isabel Iglesias Prieto, parciais de 7-5, 5-7 e 6-4.
Para este domingo, estavam agendados todos os encontros da segunda ronda do qualifying, com a terceira e decisiva etapa a estar marcada para a jornada desta segunda-feira. Também para hoje está marcada a cerimónia do sorteio dos quadros principais (de singulares e pares), que terão início já na terça-feira.
Ao longo das próximas duas semanas, até ao dia 2 de abril, os primeiros encontros começarão às 9h30, com os últimos a terem início marcado por volta das 17h.