Inserido no guia dos fins de semana gastronómicos do Turismo do Porto e Norte de Portugal, a sugestão de Amarante acompanha as celebrações de São Gonçalo, e confere uma experiência gastronómica enriquecida com a programação especial dedicada ao padroeiro da cidade.
Do cabrito serrano assado no forno a lenha aos doces conventuais recheados de segredos, passando pelo fumeiro mais tradicional e o vinho verde de excelência, não faltam argumentos para se sentar à mesa em Amarante e degustar o que há de melhor da gastronomia do Porto e Norte.
De 12 a 14 de janeiro, espera-o uma programação especial. No sábado, dia 13 de janeiro, entre as 16h00 e as 18h00, decorre no antigo Mosteiro de Santa Clara (atual Biblioteca Municipal Albano Sardoeira) uma conferência sobre os “Doces conventuais e os seus segredos”. Além de uma incursão pela história dos doces conventuais, a conferência conta com uma demonstração prática do fabrico dos doces e termina com uma degustação dos mesmos.
A já tradicional caminhada, da responsabilidade da Douro Tâmega Expedições, pelos Caminhos de São Gonçalo realiza-se domingo, dia 14 de janeiro, com encontro marcado às 9h00 junto às Termas de Amarante. Trata-se de um percurso de cerca de 9km que pode ser feito a pé, de bicicleta ou mesmo a cavalo.
As celebrações eucarísticas terão lugar na Igreja de São Gonçalo no sábado, dia 13 de janeiro, às 17h30 e no domingo, dia 14 de janeiro, às 11h00 e às 18h00, com a tradicional bênção e dádiva dos figos secos, no final de cada celebração religiosa em honra do Santo, onde se agradece e apela a um “novo ano fecundo e favorável”.
Nos dias 12, 13 e 14 de janeiro, Amarante espera por si para provar os produtos endógenos e a gastronomia de eleição com sabores tradicionais, que resultam dos ingredientes locais e genuínos que caracterizam a região.
Para mais informações, contacte turismo@cm-amarante.pt.