A adoção de energias alternativas na agricultura é o grande enfoque desta edição
Cinquentenário do Aproveitamento Hidroagrícola do Roxo- Novos desafios
Integrado na Feira do Campo Alentejano, realiza-se no dia 15 de junho, o 8.º Encontro Ibérico – Regadio e Sustentabilidade, no âmbito do qual terá lugar, às 9h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Aljustrel, o colóquio “Cinquentenário do Aproveitamento Hidroagrícola do Roxo- Novos desafios”.
Organizado pela Associação de Beneficiários do Roxo (ABR), a Federação Nacional de Regantes de Portugal (Fenareg) e a Câmara Municipal, o colóquio contará com a participação de responsáveis e técnicos de empresas que irão apresentar projetos ligados à sustentabilidade energética, nomeadamente do aproveitamento hidroagrícola do Roxo, mas igualmente dos regadios em Espanha, e da combinação das energias solar, hídrica e biomassa.
A sessão da manhã terminará com a intervenção do secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches. A tarde será dedicada à apresentação e inauguração da “Central Fotovoltaica do Roxo”.
Realizado pelo oitavo ano consecutivo, este encontro ibérico tem vindo a promover a cooperação entre diferentes instituições portuguesas e espanholas, públicas e privadas, na busca de um aproveitamento eficaz das áreas de regadio, considerando os aspetos económicos e de sustentabilidade associados à agricultura de regadio. A adoção de energias alternativas na agricultura será o grande enfoque desta edição, durante a qual se vão partilhar experiências e tentar encontrar estratégias comuns para minimizar os impactes sobre o meio ambiente, a integração paisagística e a promoção da inovação e das boas práticas agrícolas.
PROGRAMA
09h30 – Receção dos participantes
10h00 – Abertura
Presidente da Câmara Municipal de Aljustrel – Nelson Brito
Presidente da Associação de Beneficiários do Roxo – António Parreira
Presidente da Federação Nacional de Regantes de Portugal – José Núncio
10h15 – Água e Energia no Aproveitamento Hidroagrícola do Roxo – Carlos Marques (ABR)
10h30 – Apresentação do projeto “Sustentabilidade Energética do Aproveitamento Hidroagrícola do Roxo – Combinação das energias Solar, Hídrica e Biomassa” – Luís Fialho (UE) e Carlos Marques (ABR)
11h00 – A gestão energética nos regadios em Espanha – Juan Valero (FENACORE)
11h30 – Debate e conclusões
12h00 – Encerramento – Jorge Seguro Sanches (Secretário de Estado da Energia)
12h30 – Inauguração Oficial da Feira do Campo Alentejano 2018
13h00 – Almoço livre
15h00 – Apresentação da “Central Fotovoltaica do Roxo” – Luís Fialho (UE) e Filipe Viana/António Maia (EFACEC).
15h30 – Inauguração da Central Fotovoltaica do Roxo