Select Page

A história de Edward Snowden no Auditório São Mateus

O Auditório ão Mateus tem em exibição, esta sexta-feira, o filme “Snowden”, a partir das nove e meia da noite, numa organização da Câmara Municipal de Elvas, e que mistura a história real e a fição de Edward Joseph Snowden, um ex-militar e antigo analista informático norte-americano que se tornou denunciante das práticas da NSA, a agência de segurança nacional dos EUA.

A revelação foi feita em 2013, através de milhares de documentos qualificados como “estritamente confidenciais” enviados às redacções dos jornais The Guardian e The Washington Post. Após as denúncias, que chocaram o mundo, o Governo norte-americano apresentou acusações formais contra Edward Snowden por exposição de dados secretos do governo, onde foram revelados, entre muitas outras coisas, detalhes do projeto de monitorização global, denominado PRISM, que acedia a conversas telefónicas e transmissões na Internet de cidadãos de todo o mundo. Depois de múltiplos pedidos de asilo político a vários países, sempre negados, a 1 de agosto de 2013, Snowden entrou em território russo após ter recebido documentação do Serviço de Migração que lhe concedeu asilo temporário naquele país.

Um filme biográfico sobre o homem que deixou o mundo em choque após revelar uma teia de espionagem à escala mundial perpetrada pelos serviços de espionagem norte-americanos.

Bilhetes à venda no Posto de Turismo, durante a semana, e uma hora antes da sessão no Auditório São Mateus.

Pontos de Interesse

“Faminto” esta sexta-feira no cinema

“Faminto” é o filme que vai estar em exibição esta sexta-feira, dia 3, às nove e meia da noite, para maiores de 16, no Auditório São Mateus. Julia, professora de uma pequena cidade do Oregon (EUA), sente que alguma coisa se passa com Lucas, um dos seus alunos. Para...