Espaço Oficinas promove ateliers de pintura mural e de escultura social
Arte
No sábado 23 de março, os alunos da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa regressam às oficinas de Formação e Animação Cultural, no último dia em que a sua exposição coletiva de escultura – MESA, vai estar patente ao público, para realizarem duas oficinas de escultura e desenho destinadas aos públicos juvenil e adulto.
A partir das 10 horas, Ana Sofia Sá, Joana Alarcão, Joana Sequeira, Laura Reis e Marco Pestana vão ministrar a oficina de pintura mural – Árvores para Aljustrel, dirigida a crianças dos 6 aos 12 anos. Este atelier pretende sensibilizar os mais jovens para a necessidade da florestação, proporcionando-lhes uma experiência criativa coletiva através da qual podem explorar técnicas de pintura em grande dimensão, revisitar cheiros e sons, expandir os seus movimentos e dar forma aos seus sonhos, propondo novas árvores para povoar Aljustrel.
Às 14h30, promovem uma oficina de escultura social, destinada ao público adulto. Partindo do manifesto de Joseph Beuys que proclamou “Cada Homem um Artista”, esta iniciativa visa sensibilizar os participantes para as possibilidades e estratégias do uso da escultura enquanto motor de envolvimento das populações na qualificação simbólica dos espaços públicos.
O atelier pretende desmistificar o processo escultórico através da apresentação de distintas técnicas de construção e materiais não convencionais, afirmando que cada cidadão pode tornar-se um artista.
Propõem, assim, um espaço de partilha e de ensaio de novos modelos e possibilidades plásticas, no qual os participantes serão incentivados a criar propostas escultóricas para o espaço público de Aljustrel, que traduzam vontades e inquietações individuais ou coletivas.
Estas oficinas são realizadas em colaboração com o Núcleo de Artes Visuais de Aljustrel (NAVA).
As inscrições são limitadas e devem ser efetuadas nas Oficinas de Formação e Animação Cultural.