Select Page

“A Nossa Casa é um Planeta”

Promover a separação de resíduos e aumentar a recolha seletiva é o grande desafio da campanha “A Nossa Casa é um Planeta” e que o Município de Amarante está empenhado em abraçar.

“O grande objetivo passa por, através da sensibilização ambiental, conseguir chegar à Casa de todos os amarantinos, contribuindo para a mudança de comportamentos e mentalidades”, começa por referir Lucinda Fonseca, vereadora do Ambiente.

Face à necessidade de cumprimento das metas a nível nacional e comunitário, que impõem o aumento significativo da recolha seletiva e da reciclagem, incrementando a eliminação progressiva da deposição direta em aterro, esta ação de sensibilização foi levada a cabo em duas escolas de Amarante, a 8 de novembro.

A RESINORTE, responsável pelo tratamento e valorização dos resíduos urbanos neste Município, propôs a realização de uma ação de sensibilização em duas escolas, denominada “A Nossa Casa é um Planeta”. A ação proposta contemplava a disponibilização de 3 filmes especialmente concebidos para o efeito, com conteúdos adequados para as diferentes faixas etárias, dos estabelecimentos de ensino. Pretendendo criar uma abordagem inovadora, a projeção dos filmes foi realizada em 360º no interior de planetários itinerantes. Os filmes contam a história de dois irmãos, a Guida e o Rui, em versões adaptadas a várias idades, e que, desenvolvem uma ação que alerta e explica o porquê de reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos que todos nós geramos nas nossas casas.

“A atividade desenvolvida teve como objetivo contribuir para uma cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável, na construção de uma sociedade de baixo carbono, racional e eficiente na utilização dos seus recursos”, prosseguiu a Vereadora.

A ação desenvolveu-se em duas escolas, de agrupamentos diferentes: Escola Básica do Marão e Escola Luís Van Zeller de Macedo, abrangendo um universo de 517 indivíduos, entre alunos, auxiliares, professores e coordenadores das escolas.

“Nesta fase a campanha chegou a mais de 500 indivíduos e pautou-se pela qualidade e inovação, tendo gerado uma interação entre os diferentes elementos envolvidos e culminou numa avaliação muito positiva.

Pontos de Interesse

Acesso condicionado ao MMASC entre 10 e 19 de julho

O acesso de visitantes ao Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC) será condicionado entre os dias 10 e 19 de julho, estando fechadas ao público as alas António Carneiro e Acácio Lino; a ala dos premiados do PASC (Prémio Amadeo de Souza-Cardoso) e parte do...