Select Page

A prova certa no sítio certo: Rally de Portugal no Porto

Um dia perfeito para a organização de uma inédita classificativa do Rally de Portugal foi vivido na Baixo do Porto. Tudo correu bem.

A Porto Street Stage teve muito de inédito ou, pelo menos invulgar. A realização de verdadeiras classificativas de rali nas cidades, em provas do Campeonato do Mundo não é muito comum. Quando acontecem costumam ser super-especiais abrir etapas. Nunca acontecem nos centros das cidades. E quando existem, as street-stage costumam provocar enormes constrangimentos, porque a Federação Internacional do Automóvel existe que os reconhecimentos aconteçam três dias antes.

Mas, o Porto é diferente. Ontem teve lugar no Porto um pequeno milagre, com tudo o que atrás se disse a ser quebrado e a fazer história. Realizar uma dupla classificativa no centro do Porto foi uma ideia que começou a nascer há cerca de seis meses.

Em cima da mesa estiveram várias hipóteses de traçado e localizações, mas a solução encontrada, considerada “arriscada” pelos menos atentos ao que são hoje as enormes exigências da Federação Internacional e do ACP, clube que organiza a prova portuguesa.

O enorme dispositivo montado, em tempo recorde e com grande respeito pela cidade, acabou por atrair ao centro do Porto cerca de 80 mil espetadores e provocar uma audiência de milhões de telespetadores em todo o mundo.

Em Portugal, a prova foi transmitida pela RTP 1, em prime-time televisivo, entre as 19 e as 20 horas. Mas, além dos resultados de imagem terem sido extraordinários para a cidade a nível mundial, o rali foi de enorme agrado para os portuenses que quiseram assistir, nas bancadas, nas ruas, nas janelas e varandas. E com um comportamento irrepreensível, que faz do Porto uma cidade exemplo na forma como o seu público se tem comportado nos grandes eventos, também eles, uma marca da cidade cosmopolita que é hoje.

O belga Thierry Neuville, da Hyundai, também está de parabéns, ao ganhar as duas classificativas. No segundo lugar ficou Andreas Mikkelsen (Volkswagen Polo) e Sebastien Ogier (Volkswagen Polo), tricampeão do mundo de ralis, foi terceiro. Kris Meeke (Citroen), atual líder do Rali de Portugal, ficou na quinta posição da especial.

Pontos de Interesse

Curso gratuito de compostagem caseira

A Câmara do Porto juntamente com a LIPOR (Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto) está a oferecer compostores gratuitos aos munícipes que queiram fazer compostagem caseira. A ação é integrada no projeto “Terra à Terra”...