Select Page

À redescoberta da Casa-Museu Guerra Junqueiro

É a primeira intervenção concluída no âmbito da candidatura submetida pela Câmara do Porto ao programa Norte 2020 e que compreende a requalificação de outras estruturas da cidade integradas na Rede Portuguesa de Museus: reaberta ao público em março, a Casa-Museu Guerra Junqueiro é hoje um equipamento requalificado, com espaços e serviços modernizados.

As obras, um investimento de 234 mil euros, abrangeram a zona técnica e de exposição, instalações sanitárias, acessibilidades, cafetaria, entrada e loja. O equipamento cultural da cidade foi, pois, alvo de várias melhorias que proporcionam um novo bem-estar aos visitantes, como pode ser comprovado por quem visitar, por estes dias, a exposição “Raul Brandão: 150 anos – pintura e ilustração”.

 

 

 

O Museu dispõe agora de novas condições para uma renovada dinamização cultural, com um Serviço Educativo que usufrui de instalações autónomas, acessos adaptados a pessoas com mobilidade condicionada, maior capacitação tecnológica nos serviços e disponibilização de material informativo em quatro idiomas.

Com a reformulação da loja e entrada, o percurso no interior do edifício passou a ser feito num único sentido, auxiliado por nova sinalética, de forma a facilitar a orientação de quem o visita.

Ao abrigo da candidatura submetida pela Câmara a este programa, estão ainda em curso obras de reabilitação do Museu Romântico e da Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio.

A intervenção – no valor global de 1,35 milhões de euros, comparticipados em 85% pelo Norte 2020 – contempla ainda a criação de um Centro de Interpretação dos Caminhos do Romântico, com recuperação de três dos seus percursos turísticos.

Pontos de Interesse

Dia Internacional dos Museus

Os museus do Porto estão em festa desde 15 e até 21 de maio. Hoje assinala-se o Dia Internacional dos Museus, uma efeméride que dá relevo à importância dos museus na sociedade contemporânea e que, este ano, tem como tema global “Museus e Paisagens...