A Revolução Russa de 1917 e o seu impacto histórico em debate na Biblioteca Municipal
História contemporânea
Para assinalar o centenário da Revolução de Outubro de 1917 e, com o objetivo de promover o conhecimento acerca deste acontecimento e do seu impacto na sociedade portuguesa, o Instituto de História Contemporânea (IHC) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com o apoio da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (GDLAB), propõe um programa de duas sessões, a ter lugar nas bibliotecas públicas, dedicado à comunidade escolar e ao público em geral.
Nesse sentido, integrando a missão de abertura e responsabilidade do IHC, realizar-se-á, no dia 31 de outubro, às 15 horas, na Biblioteca Municipal de Aljustrel, um colóquio, fundado na partilha e debate, subordinado ao tema “A Revolução Russa de 1917 e o seu impacto histórico”, que contará com os Investigadores do IHC, João Madeira e Constantino Piçarra.
E, no dia 14 de novembro, às 15 horas, será exibido o filme “Outubro” dos realizadores Sergei Eisenstein e Grigori Aleksandrov, com os atores Vassilli Nikandrov, Vladimir Popov, Boris Livanov e Eduard Tissé. Neste filme, em estilo documental, são recriados os eventos em Petrogrado, desde o final da monarquia em fevereiro de 1917, até ao final do governo provisório em novembro desse ano. Lenine regressa em abril. Em julho, os contrarrevolucionários organizam uma revolta espontânea, e é decretada a prisão de Lenine. No final de outubro, os bolcheviques estão prontos a atacar. Dez dias que irão abalar o mundo.
O filme será seguido de um debate moderado pelos investigadores João Madeira e Constantino Piçarra. O Instituto de História Contemporânea (IHC) dedica-se ao estudo, formação e disseminação da história contemporânea e da contemporaneidade em geral e, de Portugal em particular.