Começou a semana do Passaporte Escolar, no dia 23 de maio, no já habitual Museu de Lisboa/ Palácio Pimenta, com a presença de cerca de 800 crianças do ensino pré-escolar público, só neste primeiro dia. No dia de amanhã espera-se que, ao longo do dia, 600 crianças do 1º ciclo da rede pública de escolas da cidade, aproveitem a feira dos serviços, a decorrer nos jardins do Palácio Pimenta.
Na cerimónia de abertura, a vereadora da Educação, Catarina Albergaria, assinou protocolos de cooperação com sete novas entidades: o Museu da Presidência da República, o Museu das Comunicações, a Fundação Arpad-Szenes Vieira da Silva, o Teatro da Comuna, o Teatro Bocage, o Teatro Carnide e o Teatro de Praga.
Na ocasião, Catarina Albergaria defendeu que um dos objetivos da autarquia passa por oferecer uma escola pública de qualidade e com as mesmas valências que uma escola privada para que “as pessoas respeitem cada vez mais o que é público e, nesse sentido, apostamos fortemente na educação formal e não formal, que é o caso desta semana especial”.
A vereadora referiu que a educação também se faz a brincar, num espaço lúdico e divertido. “Muitas vezes as crianças aprendem muito mais com uma peça de teatro do que num contexto de escola e o passaporte escolar é uma tentativa da Câmara de Lisboa para que as crianças da cidade conheçam os seus espaços culturais”, sublinhou Catarina Albergaria.
Ao longo dos dias 23 e 24 de maio as crianças poderão participar em jogos e ateliês sobre segurança rodoviária e educação alimentar, aprender técnicas usadas no arquivo municipal, fazer experiências científicas, andar num segway da Polícia Municipal e assistir a peças de teatro.